Minha mãe toma Centralina de 50mg e olazampina de 10mg depois de 2 meses ela começou a ficar com uma

2 respostas
Minha mãe toma Centralina de 50mg e olazampina de 10mg depois de 2 meses ela começou a ficar com uma indisposição muito forte sem energia só querendo ficar deitada ...isso pode ser efeito de sedação?
Dra. Luana Barros
Psiquiatra, Médico de família
São Paulo
Olá, lamento que sua mãe esteja indisposta e isso pode sim ter a ver com a sedação causada pela olanzapina. O ideal é que seja avaliada a possibilidade de ajuste de dose da olanzapina e que sejam propostas intervenções não medicamentosas também, para que ela tenha uma rotina mais ativa e preenchida com atividades. Se estiver se sentindo inseguro (a) ou precisar de mais informações, posso te ajudar com isso! Espero que ela fique bem!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Vanessa Vidal Pardo
Médico de família, Psiquiatra
São Paulo
Sim, pode estar relacionado, especialmente à olanzapina.

A olanzapina pode causar sedação, lentificação, aumento do sono e sensação de falta de energia, efeitos que podem surgir ou se intensificar mesmo após algumas semanas de uso. A sertralina, em geral, é menos sedativa, mas também pode contribuir em alguns casos.

Ainda assim, é importante não atribuir automaticamente tudo à medicação. Cansaço intenso também pode estar relacionado a dose, interação entre medicamentos, alterações metabólicas (como glicemia, colesterol), anemia ou outras condições clínicas.

O ideal é que ela seja reavaliada pelo médico para ajuste de dose e , ou solicitação de exames, se necessário. Não é recomendado suspender ou reduzir por conta própria.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 191 perguntas sobre Olanzapina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.