Minha mãe usa Reconter 10 mg receitado por uma Neurologista , pois ela teve um AVC isquêmico. Desde
Minha mãe usa Reconter 10 mg receitado por uma Neurologista , pois ela teve um AVC isquêmico. Desde que começou a usar ela fica com prisão de ventre , pode ser um efeito colateral deste medicamento? Desde já, agradeço.
1 resposta
Sim, a prisão de ventre (constipação intestinal) pode ser um efeito colateral do Reconter (escitalopram). O escitalopram é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), frequentemente utilizado para tratar sintomas depressivos ou ansiosos, incluindo aqueles associados a eventos como um AVC isquêmico. Como o Escitalopram Pode Causar Constipação? Alteração da Motilidade Intestinal: A serotonina desempenha um papel importante no movimento do trato gastrointestinal. Alterações na recaptação de serotonina devido ao escitalopram podem reduzir a motilidade intestinal, resultando em constipação. Efeito Secundário Comum: Embora menos comum do que outros efeitos colaterais como náusea ou sonolência, a constipação está listada como um possível efeito adverso do escitalopram. Mudanças na Alimentação ou Mobilidade: Após um AVC, mudanças nos hábitos alimentares, na ingestão de líquidos ou na mobilidade também podem contribuir para a constipação, agravando o problema causado pelo medicamento. O Que Fazer? Medidas Não Medicamentosas: Hidratação: Incentive sua mãe a beber bastante água, salvo contraindicações médicas. Alimentação Rica em Fibras: Inclua frutas, vegetais e grãos integrais na dieta. Atividade Física: Promova movimentos leves e caminhadas, se possível, para estimular o funcionamento do intestino. Uso de Laxantes ou Suplementos de Fibras: Se necessário, pode-se usar laxantes suaves ou suplementos de fibras, mas isso deve ser feito sob orientação médica. Acompanhamento Médico: Informe a neurologista sobre a constipação. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar a dose do Reconter ou considerar outra medicação, dependendo da gravidade do efeito colateral e da necessidade do medicamento para a saúde mental de sua mãe. Avaliação de Outras Causas: A constipação pode ter várias causas, como dieta pobre em fibras, imobilidade, outros medicamentos ou alterações associadas ao AVC. Um médico poderá avaliar o quadro completo. Quando Procurar Ajuda? Se a constipação for severa, com sintomas como dor abdominal intensa, vômitos ou ausência total de evacuações por vários dias. Caso medidas simples não melhorem o quadro.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Perguntas semelhantes
- Boa noite, doutora! (o)Minha vitamina D deu 21 ng/mL e foi prescrita a suplementação de 50.000 UI um
Olá. Iniciei o tratamento com losartana para o rim, minha pressão já é baixa sem a medicação. Com a
Meu pai teve alergia ao Noripurum na veia, ficou com a garganta e lingua inchada e quase sem consegu
A cirurgia pra retirada de cálculo renal de 6cm é feita com entubacao e anestesia geral ?
Gostaria de saber se paciente renal 3b (quadro controlado/estável) de 73 anos pode tomar Dexametason
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.
