Minha neta, ao nascer, devido a a glicose ter chegado a 14 e ter tido uma convulsão, foi diagnostica

2 respostas
Minha neta, ao nascer, devido a a glicose ter chegado a 14 e ter tido uma convulsão, foi diagnosticada com Síndrome de Hiperinsulinismo. Hoje ela está com 2m e 14 d. Toma um remédio 3x por dia.
Pergunto: quais as chances de ela ter algumas sequelas, e como podemos perceber ?
Olá!
Hiperinsulinismo é uma doença rara e com evoluções diferentes a depender de sua causa genética ou não.
Estou considerando que sua pergunta sobre a possibilidade de ela ter sequelas seja relacionada à sequelas do neurodesenvolvimento.
Não é possível prever exatamente quais as chances disso com seu relato, primeiramente porque existem diversas causas de hiperinsulinismos, algumas que cursam com síndromes genéticas, cujas outras manifestações podem ser por si só alterações do neurodesenvolvimento.
Outra consideração é em relação à presença de sequelas da hipoglicemia (açúcar baixo no sangue, que em consequência também está baixo no cérebro) que irá depender do quanto o hiperinsulinismo está controlado com o tratamento (existem formas que respondem melhor à medicação e formas que respondem menos). Ou seja, quanto menos hipoglicemias a criança tiver, melhor a perspectiva de um desenvolvimento adequado.
Em resumo: é importante ter um acompanhamento adequado, muitas vezes demora até se conseguir definir exatamente qual tipo de hiperinsulinismo se trata e quais outras manifestações ele pode ter. Mas quanto melhor for evitada a hipoglicemia (fazer monitoramento e tratar conforme seu médico orientar), melhor as chances de ter um desenvolvimento adequado. O acompanhamento do desenvolvimento é igual ao de outras crianças, ou seja, vemos pelos marcos de aquisição: a caderneta da criança (livrinho em que marcamos as vacinas do bebe) que ministério da saude distribui tem uma tebela para a família ir acompanhando esses marcos, se vocês não receberam na maternidade, na internet tem como baixar, ele está atualmente na 12a edição.
Espero que possa ter orientado algumas de suas dúvidas e gostaria de salientar que fazer essas perguntas ao profissional que acompanha a criança é muito importante pois ele terá algumas informações a mais para uma resposta mais especifica. Embora as vezes nem assim consigamos ter todas as respostas em um primeiro momento, necessitando aguardar a evolução do tempo.

É importante sabermos a causa da hipoglicemia neonatal . O pediatra que está acompanhando sua netinha poderá avaliar o seu prognóstico e encaminha-la, se necessário, para um endocrinologista pediátrico e/ou neuropediatra.