Minha psiquiatra me prescreveu escitalopram de 20mg, não tomei por medo porque diz que aumenta o int

3 respostas
Minha psiquiatra me prescreveu escitalopram de 20mg, não tomei por medo porque diz que aumenta o intervalo QT e gerar arritmia grave. Tenho extrassístoles. Nao Sei o que fazer! Faz duas semanas que comprei o medicamento e até agora não tomei por medo. Outra pergunta, o ideal não seria começar com doses mais baixas?
Olá! Entendo a sua preocupação. Iniciar o escitalopram diretamente na dose de 20 mg pode, sim, trazer alguns riscos. Além de intensificar os sintomas iniciais de adaptação do organismo à medicação, existe também a possibilidade de síndrome serotoninérgica.
Por isso, esse tipo de medicação costuma ser iniciado de forma gradual, com doses mais baixas, permitindo que o corpo se adapte melhor. A cada ajuste, é importante observar com atenção como o paciente se sente, para garantir mais segurança e conforto durante o tratamento.
Vale lembrar também que o escitalopram pode causar alguns efeitos no coração, como arritmias, e em alguns casos pode agravar problemas cardíacos já existentes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Matheus Veloso Magalhães
Psiquiatra, Generalista
Rio de Janeiro
Compreendo perfeitamente a sua preocupação; ler sobre efeitos colaterais cardíacos pode ser assustador, especialmente quando você já apresenta extrassístoles. Do ponto de vista técnico, o prolongamento do intervalo QT é um efeito raro e, geralmente, associado a doses muito elevadas ou à combinação com outros medicamentos específicos. O escitalopram é um dos antidepressivos mais seguros, mas o receio é legítimo.

Sobre a dosagem: é muito comum iniciar com doses menores (como 5mg ou 10mg) para que o corpo se adapte, chegando aos 20mg gradualmente. Minha recomendação fundamental é que você não tome a medicação antes de conversar com seu médico sobre esse medo. Ele pode solicitar um eletrocardiograma (ECG) simples para sua tranquilidade e ajustar o esquema de desmame inicial ou escolher outra medicação. O acompanhamento médico próximo é a única forma de garantir que o tratamento seja seguro e confortável para você.
É um efeito possível, mas não comum. Idealmente necessita iniciar com doses menores para evitar possíveis efeitos colaterais.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2440 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.