Na duvida de ter o TDAH, qual especialista devo procurar pra diagnosticar e para iniciar um tratamen

8 respostas
Na duvida de ter o TDAH, qual especialista devo procurar pra diagnosticar e para iniciar um tratamento?
Olá!
Indico que você busca um psicólogo e juntos vocês podem identificar a necessidade de buscar também um psiquiatra.
Caso você tenha mesmo TDAH, o profissional poderá indicar o melhor tratamento a ser seguido.
Boa sorte!

O diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção, com ou sem hiperatividade, é multiprofissional. O ideal é que seja iniciado por um médico neurologista (se for para jovens e adultos) ou neuropediatra (no caso de crianças) e este profissional fará o encaminhamento à outros profissionais, como fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, de acordo com os sintomas e aspectos individuais, históricos, sociais, familiares, etc.
Olá! O TDAH é um transtorno que acomete principalmente as crianças, mas que pode ser diagnostica na adolescência ou vida adulta. Normalmente dificulta a aprendizagem e pode interferir também nas relações pessoais.

Muitos profissionais trabalham com este transtorno, como psicólogos, médicos e pedagogos. O psicólogo pode ser o primeiro profissional a ser consultado, já que ele tem instrumentos e ferramentas para fazer o diagnóstico levando em conta também os aspectos emocionais que a pessoa pode estar passando.

Depois de confirmado o diagnóstico, dependendo do caso, haverá necessidade de encaminhamento para psicopedagogo e/ou neurologista, mas nem sempre é necessário o uso de medicação.

Boa sorte!
Olá o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade é um diagnóstico muito complexo e que envolve sempre uma equipe mutidisplinar com avaliações de todos esses profissionais e não somente de um, para não haver enganos. são vários os testes que devem ser aplicados de cada área para que fechemos com precisão e certeza o diagnóstico de TDAH, além de testes psicologicos e psiquiatricos, geralmente essas pessoas com TDAH tem importantes dificuldades de aprendizagem e devem ser realizados testes para avaliar a concentração e a percepção incluindo o processamento auditivo.
Boa noite, como os colegas afirmaram esse é um transtorno que envolve vários profissionais que trabalham em equipe. Se vc não sabe por onde começar, sugiro que procure um psicólogo. Ele certamente lhe orientará e indicará um psiquiatra com quem vc poderá dar sequência ao tratamento. Talvez seja necessário o envolvimento de outros profissionais.
Boa noite. É importante que, primeiramente, procure uma Psicóloga (o) de sua escolha e confiança, para uma análise pessoal individual. Caso , após um período considerável de sessões, seja verificado possível TDAH, você será comunicado (a) e devidamente orientado (a).
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Olá, tudo bem ?

Acredito que seja de grande importância procurar um profissional da Psicologia para que o mesmo faça as indicações necessárias para tal diagnóstico. Possivelmente, esse deve ser o primeiro passo.

Obrigado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 100
O ideal é realizar uma avaliação neuropsicologica para mensurar o score do nível de desatenção e demais funções cognitivas. De posse dos resultados desse exame, deve procurar um neurologista ou psiquiatra para conclusão do diagnóstico.