Namorei por 8 anos e há 2 estou casada. Meu marido é usuário de maconha desde o início do namoro

9 respostas
Namorei por 8 anos e há 2 estou casada. Meu marido é usuário de maconha desde o início do namoro (ele escondeu por um tempo). Sempre tive a esperança de ele parar. Mas, não aconteceu! e agora juntou a bebida. Quem eu devo procurar, já q ele acha q o q faz não faz mal a ninguém se não a ele mesmo?
Olá. Entender o quanto estes hábitos são prejudiciais à saúde e querer ser ajudado são questões primordiais. Sem estas condições pouco se consegue. Sugiro uma conversa com um psicólogo que poderá ajudá-lo a compreender que as consequências destes vícios podem ir muito além do que pensa. Ele provavelmente não está se dando conta do quanto é importante para os que se relacionam com ele, esposa, pais, parentes, etc e do quanto sofrerão caso ele venha a sofrer as consequências do que busca. Converse com ele, e com muita calma, paciência e sobretudo amor você saberá convencê-lo. Mas cuidado com as recriminações, isso não ajuda. Tente e seja feliz.

Olá, É comum a angustia e aflição de familiares de usuários de drogas,é importante que se busque o diálogo aberto, sem reprimendas, acolhedor.
Uma conversa onde você possa falar da sua preocupação , incentivá-lo a buscar ajuda profissional médica e psicológica. Sugiro a você, também,que procure auxilio e orientação de grupo ou individual de terapia, pois o problema com as drogas não afeta somente o usuário mais de um modo geral toda a familia. Boa sorte e coragem!
Estou de acordo com os demais profissionais, caso ele não aceite porque cada um tem direito de fazer sua escolha seu papel e esclarecer, sugiro procurar um profissional para auxilia lá. Se ele não quer tratamento trate se você, pois tratando de uso de drogas a família adoece e não se dá conta de quando fica comprometida .
Abraços espero ter colaborado .

IVANILDA U.
Seu marido faz uso de maconha à bastante tempo tendo grande probabilidade de já ter dependência química dessa droga. A utilização adicional do álcool, faz parte da evolução do quadro de dependência qdo o usuário passa a utilizar-se de outras drogas para obter o mesmo efeito anterior obtido apenas com a maconha.
Indico, que vcs procurem especialistas da área (psiquiatras e/ou psicólogos) para avaliar o grau da dependência química dele e os danos que ele possa estar sentindo. Como ele nega a situação, fale acerca de uma ajuda profissional para avaliar se ele realmente precisa de tratamento . Se ele recusar-se, procure um profissional vc para orientá-la na melhor opção. Isso é muito importante, por que a co-dependência entre o dependente e o familiar é um comportamento que precisa ser tratado para auxiliar a ambos nessa difícil situação.
Boa sorte.
Olá. Creio que primeiramente o seu marido deve tomar ciência sobre quão prejudicial é o uso dessas substâncias e quem sabe um médico como um psiquiatra possa ajudá-lo. Provavelmente ele já é um dependente químico e precisa de ajuda, mas também precisa entender sobre e ter o desejo de parar, isso tem que partir dele. De qualquer forma você deveria procurar um psicanalista a fim de entender o quanto esse relacionamento a afeto, as motivações que os uniram e ainda unem e como isso controla a sua vida, além de também olhar para a sua vida como um todo. Se for do desejo do seu marido também seria interessante a adesão a um tratamento com psiquiatra, psicanalista e talvez um grupo de apoio. espero ter ajudado.
Você pode procurar orientações, como fez aqui, ou pessoalmente um psiquiatra, porém o que realmente se faz necessário é que seu marido procure atendimento e orientações.
Seria muito importante ele procurar um psiquiatra para avaliar se já está em um estágio de dependência de maconha e álcool e assim iniciar um tratamento. Com o seguimento o psiquiatra poderá avaliar as condições que o levaram a fazer uso das substâncias e perceber o que o faz continuar usando, e assim instituir o melhor tratamento e realizando sempre uma entrevista motivacional para que permaneça abstinente do uso das substâncias.
Um acompanhamento com psicólogo seria de grande valia em qualquer etapa do tratamento, bem como o apoio familiar.
Espero ter ajudado,
À disposição, Jacqueline Segre
A Dependência Química é um transtorno mental da perda do controle relacionados ao uso de substâncias. Esse individuo deve procurar ajuda e aceitar essa ajuda para que mudanças possam ocorrer. O trabalho do psicólogo junto ao psiquiatra pode auxiliar diversos casos de dependência, trazendo novamente uma qualidade de vida para o paciente e sua família. Há alguns pacientes que estão em um nível tão elevado de dependência que precisam de outras formas de ajuda, como por exemplo uma internação. Conseguindo assim desintoxicar e reavaliar sua vida com mais clareza e consciência.
Olá, a mentira pode ter muitas funções, o mais importante é que a pessoa entenda que esse recurso pode trazer muitas consequências negativas. A pessoa que mente perde a credibilidade.
Se de fato não houver um desejo real em parar de usar essas substancia ele dificilmente o fará. A maconha e o álcool (a não ser em casos mais graves) não impossibilitam que a pessoa deixe de trabalhar e conviver com a família e amigos, então a consequência e prejuízo do uso ficam menos evidentes. Recomendo que vc o oriente a respeito para que ele procure um tratamento, contudo se ele não tiver a vontade real de parar de usar não tem muito o que vc possa fazer além de respeitar sua escolha, infelizmente.