Não me sinto bem com outras pessoas por perto, mesmo em games ou redes sociais, pessoas conversando

14 respostas
Não me sinto bem com outras pessoas por perto, mesmo em games ou redes sociais, pessoas conversando comigo me deixam muito ansioso, não gosto que me toquem ou olhem para mim, sinto muito desconforto ao falar por telefones ou sala de conversação, eu sou desenhista digital e socializar é uma das obrigações da minha função, gostaria de saber o que posso ter e se tem tratamento.
Olá! Percebe-se o quanto está sendo difícil ter interações sociais, conversar com pessoas e o quanto está preocupado por afetar seu desempenho profissional. Para saber o que exatamente você tem, seria necessário uma avaliação, para saber se refere-se por exemplo a fobia social ou timidez... Por isso, sugiro que procure um psicólogo para ajudar a superar essa situação, proporcionando o autoconhecimento, identificando os medos, as preocupações, modificando pensamentos e comportamento, ensinando técnicas para controlar a ansiedade e enfrentar as situações sociais e desenvolver suas habilidades sociais. Desta forma, conseguirá ter melhorias em suas interações sociais.

Olá, sem entender situações específicas do seu caso não é possível identificar se é um caso de fobia social ou se é um caso de déficit de repertório comportamental. Ou seja, habilidades sociais que você apenas não desenvolveu e a falta delas gera insegurança e desconforto. A psicoterapia comportamental pode te ajudar a desenvolver essas habilidades e aprimorar seu alto conhecimento.
Lembre-se que qualquer pessoa se sente desconfortável em situações que não sabe como agir.
Boa Noite! Não há como fazer um diagnóstico a partir de seu relato, seria importante você ir a uma consulta de especialista na psicologia e/ou psiquiatria para que possa ter uma resposta mais precisa e assim trabalhar estes sintomas e as questões que levaram a tê-los. Entender o que está ocorrendo já é parte do tratamento, acrescentando terapia e medicação, os benefícios podem aparecer mais rapidamente, diminuindo assim o mal estar dos sintomas.
Olá! Pelo que você está relatando, pode ser que você esteja sofrendo de Transtorno de Ansiedade Social/fobia social. Porém, é necessário fazer uma anamnese para definir o diagnóstico, principalmente porque esse transtorno tem características parecidas com transtornos depressivos, transtornos ansiosos e transtornos de personalidade. Se for Transtorno de Ansiedade Social, o tratamento principal é com o psicólogo, que vai trabalhar o desconforto/ansiedade com as interações e te ajudar com um treinamento de habilidades sociais com o objetivo de criar recursos para que você se sinta melhor ao se comunicar. Se for algo que está atrapalhando muito sua vida, impedindo relacionamentos de amizade, trabalho e amor, é importante que o tratamento seja feito também com um psiquiatra. Não se assuste com a possibilidade de ter um diagnóstico, por experiência própria, os resultados com pacientes com esse transtorno costumam ser bem expressivos, ou seja, é possível melhorar! Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Boa noite
Penso que com o avanço das tecnologias, facilitando o contato por redes sociais, e, de dois anos para cá, com o enfrentamento da covid-19, muitas barreiras que se tinha com relação à interação social podem ter se amplificado. Resolvidas esses fatores, com o fim da pandemia e a possibilidade de se ir além das redes sociais, se o sofrimento continua, se há paralisia nos contatos sociais, é preciso uma escuta profissional para a expressão desses sintomas, buscar os condicionantes inconscientes (dentro da minha abordagem, que é a psicanalítica), quais desejos, pensamentos e fantasias campeiam esse campo do social e dificultam a interação com outras pessoas. A fala e uma boa escuta do profissional podem ir fazendo com que esse sintoma seja ressignificado e o paciente retome a habilidade social Boa sorte. Abraços
Olá.
Como os colegas apontaram, é bastante difícil dizer o que você tem (dar um diagnóstico), sem uma entrevista mais aprofundada. E acredito que te dar diagnósticos não vai ajudar muito... então vamos para a pergunta seguinte... Sim, tem tratamento. É claro que o tratamento vai depender da formulação deste diagnóstico, mas esta dificuldade na interação social e tratável sim. Curiosamente, acabei de encerrar uma sessão com um paciente com queixas parecidas com as tuas. Estamos fazendo sessões ha algum tempo, e hoje ele relatava os ganhos de interação social e, principalmente de bem-estar, que tem conseguido através de estratégias que o ajudaram a ampliar o repertório social, e com isto poder ser ele mesmo nestas interações. Te recomendo que busque um psicoterapeuta e inicie teu processo, pois teu sofrimento pode diminuir imensamente.
Veja, esse é um sintoma compartilhado em diversos diagnósticos desde fobia social a transtornos de personalidade, mas a julgar pela ansiedade ao ter contato com outras pessoas, parece ser uma fobia social, certamente, seriam necessárias algumas sessões para confirmar se é isso mesmo. E sim, é possível lidar com isso em terapia na razão direta que você se engajar no processo terapêutico.
Ola, com certeza você tem um quadro de ansiedade, e sim tem tratamento. Mas precisa ir a um profissional da saúde mental e receber a ajuda adequada. Uma vez tratado você poderá desfrutar de sua vida profissional com segurança e se relacionar com a distância necessária a qualquer convívio com o outro, sem ser invadido e sem ter que abrir mão dos benefícios que a vida em sociedade oferece.
Compreendo o que sente e posso lhe dizer que sim, tem tratamento. Na psicoterapia poderá elaborar bem como este padrão foi formado, quais as características que foram desenvolvidas e como lidar com elas. No sentido de ampliar as sua ferramentas para viver as situações do dia a dia. Não se preocupe em demasia e busque a ajuda de um psicólogo.
Existe sim tratamento para isso! É muito importante você procurar um profissional de saúde mental (psicólogo e/ou psiquiatra) para melhor investigar, diagnosticar e tratar...
Tem tratamento sim, imagino que seja difícil para você expor isso! Mas já é um grande passo para a busca de um tratamento com um profissional psicólogo(a), nesse processo você poderá compreender melhor seus pensamentos e sentimentos, podendo propiciar mudanças significativas nessas questões que te causam sofrimento! Abraço.
Olá! Como está sendo difícil ter interações sociais, conversar com pessoas e o quanto está preocupado por afetar seu desempenho profissional. Para saber o que exatamente você tem, seria necessário uma avaliação, para saber se refere-se por exemplo a fobia social ou timidez... Por isso, sugiro que procure um psicólogo para ajudar a superar essa situação, proporcionando o autoconhecimento, identificando os medos, as preocupações, modificando pensamentos e comportamento, ensinando técnicas para controlar a ansiedade e enfrentar as situações sociais e desenvolver suas habilidades sociais. Cuide-se. Forte abraço.
Olá!! Me parece que essa situação causa angustia e desconforto, já que na sua atuação profissional você precisa estar em interação com outras pessoas. O ser humano se desenvolve por meio das suas interações com os outros e o meio social, o que contribui para o bem estar psíquico e também físico. Se o fato de interagir, conversar e se relacionar com outras pessoas tem sido gerador de angustia é indicado procurar ajuda de um psicólogo para uma avaliação e entender melhor suas dificuldades. A partir dai é possível pensar em maneiras e ferramentas de ajudar.
Procure um psicólogo cognitivo comportamental.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!