Não tenho diabetes mas o médico prescreveu piotaz 30mg para o tratamento de esteatose moderada e min

2 respostas
Não tenho diabetes mas o médico prescreveu piotaz 30mg para o tratamento de esteatose moderada e minha glicose jejum está ficando na média de 113. Há possibilidade de eu me tornar diabética fazendo o tratamento com esse medicamento?
 Bruna  Teston Cini
Hepatologista
Porto Alegre
Muito interessante sua pergunta. O Piotaz (pioglitazona) é um remédio que ajuda a tratar a gordura no fígado, mesmo em pessoas que não têm diabetes, porque melhora a forma como o corpo usa a insulina e reduz a inflamação no fígado.
A glicose de jejum em torno de 113 já indica que o corpo está com alguma resistência à insulina, o que é comum em quem tem esteatose hepática. O uso do Piotaz, na verdade, pode ajudar a evitar a evolução para diabetes, porque melhora essa resistência.
O medicamento não 'causa' diabetes – ele é justamente usado para prevenir esse processo em alguns casos. Mas, claro, seu uso deve ser acompanhado de perto pelo médico, com exames regulares para avaliar tanto a glicose quanto o fígado.
Se tiver dúvidas ou efeitos colaterais, converse com seu médico, pois ele pode ajustar o tratamento conforme necessário. E lembre que alimentação equilibrada e atividade física também são partes fundamentais para proteger o fígado e controlar a glicose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Nathália Carraro Eduardo de Castro
Hepatologista, Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
Rio de Janeiro
Não. A pioglitazona é um medicamento validado tanto para o tratamento de diabetes (ela melhora a glicemia em pacientes com diabetes) quanto em pacientes que tem esteatohepatite - gordura no fígado causando inflamação.

Especialistas

Diego Gafuri Silva

Diego Gafuri Silva

Médico de família

Maringá

Altair Cabral

Altair Cabral

Generalista

Areal

Beatriz Amstalden Barros

Beatriz Amstalden Barros

Endocrinologista pediátrico

Campinas

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira

Nutricionista

Brasília

Bárbara Melo

Bárbara Melo

Nutricionista

Recife

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1365 perguntas sobre obesidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.