No caso de um Carcinoma Ductal In Situ de apenas 1mm, a Quadrantectomia é suficiente para curar de vez?

3 respostas
No caso de um Carcinoma Ductal In Situ de apenas 1mm, a Quadrantectomia é suficiente para curar de vez? E requer reconstrução da mama?
Dr. Frederico Muller de Toledo Lima
Oncologista
Rio de Janeiro
O carcinoma ductal in situ da mama pode ser tratado com eficácia e objetivando a cura através de uma cirurgia conservadora ( ex: setorectomia). Após a cirurgia seu médico vai definir a indicação de algum procedimento complementar (ex: radioterapia e/ou hormonioterapia via oral).
Em relação a reconstrução mamária, você deve concersar com seu Mastologista pois existem alguns fatores que devem ser levados em conta ( tamanho da mama).
Sugiro tirar todas as dúvidas com seu médico antes do procedimento.
Att,
F. Müller

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Andrei Alves de Queiroz
Mastologista, Ginecologista
São Paulo
Geralmente o carcinoma ductal in situ é tratado com cirurgia e radioterapia. Quando ele expressa receptores hormonais, se usa o tamoxifeno ou anastrozol. As vezes, dependendo do tamanho, idade do paciente, grau histológico, o médico pode sugerir um tratamento menos agressivo. Apesar da chance de cura ser muito alta, o paciente com carcinoma ductal in situ de chance de desenvolver a doença novamente (a lesão anterior é curada, mas outra nova pode surgir). Assim, é muito importante manter as consultas e tratamento sugerido pelo seu médico.

A reconstrução é geralmente utilizada em cirurgias que causam grande deformidade na mama, como a mastectomia. As cirurgias de carcinoma ductal in situ de 1mm nao costumam causar grandes alterações.

Como podemos ver, são muitas possibilidades e somente a consulta com seu médico pode responder com clareza as suas dúvidas.
Dr. Fernando Campos Moraes Amato
Cirurgião plástico
São Paulo
A reconstrução mamária depende da deformidade criada na ressecção do tumor e dependerá de cada paciente e o formato de sua mama. Em mamas volumosas essa ressecção pode quase não causar deformidades, mas em mamas pequenas essa deformidade pode ser significativa. É importante perguntar ao seu mastologista qual a programação cirurgia, qual será o acesso utilizado e ser haverá necessidade de reconstrução. Pergunte se ele trabalha em conjunto com algum cirurgião plástico, caso necessite de reconstrução, e se é possível passar em consulta com ele antes da cirurgia. Vale lembrar que pode ser uma oportunidade para simetrizar a outra mama e tentar deixa-las com volumes parecidos.

Especialistas

Gisele Tolaini Gomes Pereira

Gisele Tolaini Gomes Pereira

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Agendar uma visita
Valeria Corbelli

Valeria Corbelli

Mastologista

Rio de Janeiro

Paula Bichara

Paula Bichara

Mastologista

Rio Das Ostras

Agendar uma visita
Maria Gabriela Ferreira Dunker

Maria Gabriela Ferreira Dunker

Mastologista, Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Setorectomia Com Esvaziamento Ganglionar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.