No TOC sexual é normal sentir excitação mesmo morrendo de nojo daquele pensamento?

27 respostas
No TOC sexual é normal sentir excitação mesmo morrendo de nojo daquele pensamento?
Olá! O TOC Sexual é uma das variáveis do Transtorno Obsessivo Compulsivo e está relacionado à Ansiedade. Ele acontece quando a pessoa passa a ter pensamentos obsessivos de cunho sexual e, por não conseguir controlá-los, desenvolve rituais compulsivos para tentar aliviar o sentimento de culpa e a ansiedade. A pessoa é tomada por ideias, imagens e pensamentos involuntários e persistentes sobre coisas muitas vezes impróprias. É comum quem possui Transtorno Obsessivo Compulsivo Sexual pensar com temor, em temas como infidelidade, pedofilia, incesto, abuso sexual, comportamento sexual violento, homossexualidade, pensamentos sexuais com amigos, estupro, entre outros.
Assim como os outros tipos de TOCs, o portador do TOC Sexual acaba desenvolvendo um comportamento compulsivo para lidar com seus pensamentos. Ou seja, em geral, a pessoa sente que precisa fazer alguma coisa para que os pensamentos diminuam ou não se tornem realidade.
Uma das maiores angústias de quem tem TOC Sexual é o fato de não saber se os pensamentos imorais e impróprios são verdadeiros ou consequência do TOC Sexual. Desta forma, o paciente experimenta muita angustia. E é justamente por conta dessa confusão que a pessoa acaba adotando um comportamento compulsivo, realizando rituais para tentar aliviar a ansiedade e a culpa.
Assim, o fato de a pessoa sentir tal culpa e adotar um comportamento compulsivo para se livrar dela já mostra que, na verdade, o pensamento não é verdadeiro e sim fruto do Transtorno Obsessivo Compulsivo Sexual.
Quem sofre com o problema tem a preocupação com o fato de que pensamentos de origem sexual proibidos ou ilegais possam um dia levá-los a agir de acordo com esses desejos, seja sobre pedofilia, violência sexual, incesto, homossexualidade, ou qualquer outro.
A principal diferença psicológica é que uma pessoa com TOC Sexual achará tais pensamentos obsessivos inconcebíveis. Isso faz com que o paciente com o Transtorno se sinta repelido pelas suas próprias ideias.
Portanto, é importante esclarecer que o TOC Sexual nada tem a ver com fantasias sexuais. As fantasias tendem a ser, para a pessoa que as vive, prazerosas e sem culpa.
Já as obsessões sexuais causadas pelo transtorno são indesejadas, causam angústia, vergonha e um sentimento de aversão/repulsa.
Além disso, dificilmente a pessoa acometida pelo TOC se sentirá de fato atraída e excitada devido a tais pensamentos. Sendo assim, ela utiliza seus mecanismos de defesa evitando situações ligada a essas ideias.
Procure ajuda de um psicólogo(a) para que juntos vocês possam identificar e entender esses pensamentos que estão te causando desconforto.

Espero ter ajudado, fico a disposição.

Com carinho,
Vanessa Masson
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150

É muito comum, já que os pensamentos nem sempre têm a ver com a inclinações reais de desejo/atração por pessoas e situações imaginadas pelo indivíduo, implica em muitos vieses que devem ser avaliados juntos ao seu psicoterapeuta e em alguns casos pelo profissional de psiquiatria.
Olá! Sim, essa contraposição é um conflito Cognitivo e a excitação. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta sexóloga.
Olá! Meus colegas já colocaram tudo que é
e o que leva ao TOC. Gostaria de reafirmar a importância e a urgência da busca de uma ajuda profissional. Qualquer sofrimento merece ser olhado de forma cuidadosa e amenizado o mais breve possível. Me coloco a disposição para acompanhá-lo.
Boa noite! O TOC sexual vai trazer pensamentos intrusivos que são contrários aos seus valores, provocando as compulsões como forma de neutralizar a ansiedade proveniente do conteúdo desses pensamentos. Os nossos pensamentos influenciam em como nos sentimos, e em nossas reações físicas e comportamentos. É natural sentir nojo. Quanto a excitação, seria necessário avaliar de onde exatamente ela está vindo. Quais os pensamentos e imagens mentais estariam envolvidas nesse processo. Essa apresentação do TOC costuma causar intenso sofrimento, busque ajuda profissional assim que possível. Espero que fique bem!
A resposta a essa pergunta pode variar dependendo da perspectiva e dos valores pessoais de cada indivíduo. No entanto, é importante destacar que é normal experimentar excitação sexual em resposta a certos estímulos, mesmo que esses estímulos possam ser considerados tabus ou socialmente inaceitáveis.

Algumas pessoas podem experimentar sentimentos contraditórios em relação a certas fantasias ou desejos sexuais, como excitação e nojo. Isso pode ser confuso ou perturbador, mas não necessariamente significa que há algo errado com a pessoa.

No entanto, se a excitação é acompanhada de sentimentos de angústia, culpa ou vergonha, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um terapeuta, para explorar esses sentimentos e aprender estratégias saudáveis ​​para lidar com eles.
Olá, seja bem vindo (a) a plataforma. Olha primeiro devemos dizer que pensamentos obsessivos fazem parte de toda e qualquer cognição humana, é muito comum imaginarmos que jogamos um bebê pequeno ao segurá-lo ou se imaginar pulando de uma certa altura quando estamos no topo de algum prédio, ou passando uma faca no pescoço quando cortamos pão ou outra comida. Agora quando estes tais pensamentos começam a impedir de viver sua vida de forma funcional, ai sim caracteriza-se como transtorno, referente a algo compulsivo no que diz respeito a sexualidade/sexual se afeta ou põem em risco sua saúde e sua integridade então é algo atípico e que precisa de acompanhamento psicológico. Ao estar na terapia você poderá identificar a origem desses pensamentos e aprender a manuseá-los, caso queira eu estou a disposição. Forte abraço!
Olá! O TOC sexual tem como principal característica a presença de obsessões (pensamentos, imagens e ideias) relacionadas à sexualidade que quase sempre são considerados repulsivos e imorais pela própria pessoas e pela cultura. Mas vai depender da suas crenças e valores, e a excitação é considerada normal diante de alguns aspectos. É importante considerar que o quanto antes o tratamento for iniciado, mais fácil o problema pode ser resolvido, principalmente porque a longo prazo, as pessoas com TOC sexual tem diversas perdas relacionadas aos seus relacionamentos sociais e familiares além de limitações pelo tempo gasto nas compulsões. Procure por ajuda de um profissional. Fico à disposição. Abraço!

O TOC age de uma maneira ambivalente, ou seja, você pensa uma coisa e sente outra coisa. A pessoa obsessiva tem uma forma especifica em lidar com as situações, por isso o uso de rituais da super bem com pessoas com TOC.
Bom TOC é caracterizado por obsessão e compulsão. A obsessão são os pensamentos, impulsos ou imagens persistentes e inapropriadas que provocam intensa ansiedade, e essa tentativa de aliviá-la costuma dar sequência a comportamentos compulsivos e repetitivos e tais comportamentos costumam transformar em verdadeiros rituais no anseio pela anulação de pensamentos e alívio nos níveis de estresse e ansiedade. No caso de “TOC Sexual”, o tratamento será o mesmo para TOC, que por vez é com a Terapia Cognitivo Comportamental, que é um processo bem parecido com o tratamento da depressão, mas a resposta costuma ser mais lenta, mas realizada de forma adequada amenizará os sintomas, podendo chegar até a sua remissão. O tratamento também deverá ser acompanhado com um psiquiatra. Estou à Disposição.
A resposta é sim. Mas isto está te causando sofrimento ou te atrapalhando? Se sim, é bom procurar ajuda e não arrastar consigo o problema.
Se você está experimentando esses sentimentos, é importante procurar ajuda profissional. Um psicólogo pode ajudar a entender o que está causando esses sentimentos e ajudar a encontrar maneiras de lidar com eles. O psicólogo também pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com pensamentos e sentimentos desconfortáveis, bem como ajudar a desenvolver habilidades para lidar com situações difíceis.
Uma das características principais do TOC é que a pessoa sabe do absurdo de seus pensamentos e desejos, então é sim possível desejar algo que se tem nojo, seja um nojo moral ou mesmo biológico. Entretanto é importante uma avaliação do quanto tal comportamento gera conflitos na tua vida. A palavra “Transtorno” que vem antes de “Obsessivo Compulsivo” é justamente para designar que tal conflito gera um transtorno, caso contrário é apenas uma manifestação do desejo que não fere nem a você nem a ninguém.
Sim, pois o TOC traz pensamentos intrusivos e "sem explicação", pensamentos que trazem muito sofrimento. Por isso é muito importante a Psicoterapia, uma vez que é importante entender e trabalhar tal conflito.
sim, pois o TOC são pensamentos automáticos e incontroláveis, por isso você pode gerar repulsa por pensar isso. dessa forma é muito importante terapia para entender porque desses pensamentos e cuidar, para que não fique tão angustiantes.
espero ter ajudado, qualquer coisa estou a dispodição
Sim, no transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) sexual é comum sentir excitação ou arousal em resposta a pensamentos intrusivos e indesejados, mesmo que a pessoa sinta aversão ou nojo desses pensamentos. Essa reação é uma resposta fisiológica natural e não indica que a pessoa esteja de fato interessada ou desejando tais pensamentos ou comportamentos. O tratamento para o TOC sexual envolve trabalhar com o paciente para lidar com esses pensamentos intrusivos de forma mais adaptativa e controlar as compulsões e evitações que podem estar agravando o transtorno.
Olá!
O sexo é uma das necessidades básicas dos animais e equipara-se à fome em intensidade de desejo. No TOC (transtorno obsessivo compulsivo) sexual esse desejo é potencializado. Assim sendo, o "nojo" é um sentimento fraco comparado com a força daquele desejo sentido no TOC sexual.
Estou à disposição!
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá tudo bem?
Ter um TOC, obsessivo não quer dizer que você não sente algo com isso. Para a psicanálise as obsessões estão ligadas aos processos inconscientes e você pode ao mesmo tempo sentir prazer/desprazer em suas obsessões.
Seria legal entender o que é esse nojo, podemos investigar em sessão, o que acha?
Fique à vontade para me procurar se quiser agendar uma sessão e tentar entender.
Sim, no TOC de orientação sexual, é comum a pessoa ter sintomas corporais, fazendo com que a dúvida ganhe força em relação em ser ou não ser homossexual.
o tratamento do HOCD é feito com terapia cognitivo-comportamental. com a técnica EPR (exposição e prevenção de resposta)
Olá! É sim possível no TOC sexual sentir asco e excitação pelo mesmo objeto. Há causas inconscientes que podem estar por trás, tanto do TOC quanto da excitação sexual, quanto do nojo. Uma Terapia Psicanalítica poderá ajudar você caso esteja em sofrimento com essa questão
Sim, porque a resposta corporal está sendo estimulada por impulsos inconscientes. Apesar de sua mente consciente rejeitar e querer bloquear tais pensamentos. Seu corpo responde sem que você possa ter controle. Por isso é importante você entender quais são as motivações inconscientes que estão levando às manifestações do TOC.
Sim, pode acontecer.
No Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), os pensamentos intrusivos, indesejados e perturbadores são uma característica comum. Esses pensamentos, conhecidos como obsessões, podem assumir várias formas, e o conteúdo das obsessões pode variar de uma pessoa para outra. Além disso, as obsessões muitas vezes estão associadas a sentimentos intensos, como ansiedade, medo, nojo ou desconforto.

É possível que uma pessoa com TOC experimente uma ampla gama de emoções em resposta a suas obsessões. Às vezes, essas emoções podem incluir a excitação, mesmo que a pessoa sinta nojo dos pensamentos obsessivos. Isso pode ser uma resposta paradoxal, onde a mente da pessoa reage de maneira não esperada às obsessões.

A excitação em resposta a pensamentos perturbadores não significa que a pessoa esteja de fato excitada pela ideia em si. É mais provável que seja uma reação ao estresse e à ansiedade que as obsessões causam. Em algumas situações, a mente pode interpretar erroneamente o estado de excitação como um sinal de que a pessoa gosta ou aprova os pensamentos, quando na verdade não é o caso.

É importante entender que o TOC é uma condição complexa e desafiadora que pode afetar o funcionamento cognitivo e emocional de uma pessoa. Se você está enfrentando sintomas de TOC que estão causando sofrimento significativo ou afetando a qualidade de vida, é fundamental buscar ajuda de um profissional de saúde mental. O objetivo do tratamento é ajudar a pessoa a enfrentar suas obsessões de maneira mais saudável e reduzir o impacto do TOC em sua vida.
Seria interessante e necessário entrar em processo terapêutico para compreender este sentimento de nojo e a excitação sexual a ele ligada. Para a psicanálise os movimentos inconscientes é que conduzem o sujeito nas suas escolhas e nos processos psíquicos do ser humano. Entrar em um processo analítico pode ser um bom aliado para a compreensão desse comportamento, ainda mais se isto lhe causar desconforto.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Sim, no TOC sexual, é possível sentir excitação em resposta a pensamentos intrusivos, mesmo quando há aversão a esses pensamentos. Na terapia cognitivo-comportamental, trabalhamos para entender e manejar essas reações, sem julgamento, ajudando o paciente a lidar com os sintomas de forma saudável e adaptativa.
Olá Tudo bem? Vamos lá!
Sim, no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) sexual, é possível sentir excitação sexual em relação a pensamentos intrusivos, mesmo que você sinta repulsa ou aversão a esses pensamentos. O TOC pode causar uma ampla gama de sintomas, incluindo pensamentos intrusivos relacionados ao sexo que podem ser perturbadores ou desconfortáveis. A excitação sexual nesses casos muitas vezes não está relacionada ao desejo real, mas é uma resposta automática do corpo a estímulos sexuais, mesmo que você não queira ou ache os pensamentos perturbadores. É importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental para receber apoio e orientação sobre como lidar com esses sintomas e desenvolver estratégias para gerenciá-los.
Estou a disposição!
Oara Milametto Mendonça :)
@oaramendonca
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.