O autismo pode ser confundido com privação de estimulo?

7 respostas
O autismo pode ser confundido com privação de estimulo?
O diagnóstico do autismo é muito delicado, precisa ser feito por profissionais especializados e ser muito criterioso, concordo com os colegas e acrescento que a deficiência visual também é um fator que traz sintomas muito parecidos com o autismo, um tratamento com uma equipe multiprofissional nesses casos é o melhor caminho.

Tanto poderá ser confundido quanto diagnosticado sem os devidos critérios. É muito importante que a avaliação do espectro autista seja acompanhada por profissionais de vários seguimentos,como: fono, psiquiatra, neurologista, psicólogo, etc. Quanto melhor avaliado, menor será o risco de erro e maior a possibilidade de uma boa intervenção.
De acordo com as respostas dos colegas!!!
Forte abraço!!!
A definição diagnóstica de um quadro de Autismo é difícil e deve ser feito de modo criterioso por profissionais qualificados. O paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisiplicar para que se faça uma boa intervenção terapêutica. Muitas vezes, crianças que passam por privação de estímulos, recebem diagnósticos inadequados, como deficiência auditiva, autismo clássico, entre outros transtornos, Estes diagnósticos podem causar prejuízos ao desenvolvimento infantil, oferecendo encaminhamentos e condutas terapêuticas equivocados.
Precisamos tomar cuidado com o boom que vem se formando em torno de determinados temas ao longo do ano, pela tentativa de dar visibilidade e correta tratativa a algumas doenças e necessidades que passaram muito tempo sem a devida atenção e respeito. Por isso, sim: se não for feita uma cuidadosa investigação, podemos muitas vezes, estar procurando pêlos em ovos e casos como o que citou, podem estar sendo considerados incorretamente como autismo.
Olá, os critérios para o diagnóstico do autismo devem ser bem rigorosos, para que se evite uma intervenção equivocada.Deve-se contar com o olhar de vários profissionais já experientes na área clinica. A criança que se encontra no grupo de risco ela dá sinais muito cedo, e isto deve ser observado pelo pediatra.Abraço
Pode sim, é importante uma boa avaliação profissional, e principalmente que a família seja muito bem orientada. Uma vez que a possibilidade de falta de estímulos está cogitada, aconselho a procura de profissionais da educação e da saúde para que a família tenha a devida orientação.