O é Astenia Intensa?

6 respostas
O é Astenia Intensa?
Astenia profunda fraqueza ou perda de forças, frequentemente associada a fadiga geral e dor muscular, dificuldade em respirar, perda subjetiva de forca mental caracterizada por falta de energia ou motivação para tarefas mentais. No entanto a maior parte do tempo a fadiga e causada por maus hábitos de vida como excesso de trabalho, tarefas domésticas, falta de sono e ma alimentação. Dores de cabeça e dores musculares sao alguns sintomas que mais aparecem frequentemente.
Procure ajuda de um psicólogo ou um médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Astenia é um quadro de "fraqueza" generalizada que se manifesta nas áreas física e psicológica. Há um rebaixamento do tônus muscular seguido de sensação de cansaço e indisposição, acompanhado de lentificação do raciocínio, comprometimento da atenção, memória e volição (vontade, disposição). Algumas vezes chega a causar sonolência diurna. Procura-se um clínico geral para descartar causas orgânicas ou tratá-las, se houver. Em não havendo causas orgânicas procura-se um profissional de saúde mental para investigar uma possível depressão ou stress crônico.

A astenia psíquica é uma fadiga que é resultante de uma atividade psicológica e intelectual, é um estresse psicológico,

A astenia causa uma baixa na imunidade e pode evoluir para uma síndrome de fadiga crônica.

É indicado o acompanhamento psicológico e médico.

Astenia refere-se a um mecanismo de defesa utilizado pela pessoa que está sob estresse mental.O paciente empenha-se em medidas de defesa infrutíferas que geram cansaço crônico e/ou facilidade em fatigar-se. Os sintomas físicos variam muito conforme a constituição e a história da personalidade de cada pessoa.Ocupam o primeiro plano do quadro de sintomas espásticos retentivos, exprimindo tentativas de bloquear as descargas (por exemplo, espasmos musculares e vasomotores, constipação e vários tipos de cefaleia), ou descargas "de emergência" involuntárias, explosivas: diarréia, suores, tremores e inquietação.Os sintomas estão entre a luta defensiva e a expressão física.Pessoas insatisfeitas, com conflitos, alteram a química do organismo e cansam-se mais depressa do que aquelas que estão com a mente livre.Neste caso, fazer análise pessoal é de suma importância, pois há possibilidade de retraduzir a "linguagem somática" para a linguagem verbal original revelando o conflito, ressignificando-o

Olá! A astenia trata-se de um quadro de perda de sentido e força na ação. Isso pode ter um fundo orgânico ou psicológico. Cabe procurar um clínico geral e um psiquiatra para uma avaliação mais minuciosa e aprofundada.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.

Falta de iniciativa, falta de coragem e disposição, são alguns sintomas que caracterizam a astenia.

Especialistas

Fátima Bogéa

Fátima Bogéa

Médico clínico geral, Especialista em medicina preventiva

Daniel Sant'Anna da Silva

Daniel Sant'Anna da Silva

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Gustavo Marcelo Vinent

Gustavo Marcelo Vinent

Médico do trabalho, Terapeuta complementar

São Paulo

Rafael Aires Cavalcanti Fróes

Rafael Aires Cavalcanti Fróes

Médico do trabalho

Palmas

Carlos Augusto Bartolomei

Carlos Augusto Bartolomei

Médico do trabalho

Brusque

Gustavo Rodrigues da cunha

Gustavo Rodrigues da cunha

Médico do trabalho, Médico clínico geral

Uberaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Astenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.