O exibicionismo tem causa de fundo emocional ou traumas da infância?

22 respostas
O exibicionismo tem causa de fundo emocional ou traumas da infância?
Boa tarde!
É importante destacar que toda ação tem significado e/ou motivações pessoais/individuais, ou seja, uma ação que de forma genérica, poderia ser entendida como igual à ação de outrem, não o é. Desta forma, seria generalista e precipitado conceber uma resposta sem prévio conhecimento à respeito do indivíduo, o qual apresenta características exibicionistas.
É válido que, caso seja você a apresentar tal característica e se esta lhe causar algum tipo de prejuízo (pessoal / social / laboral), inicie com análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) de sua livre escolha e confiança.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.

Para uma análise real, só na psicoterapia as respostas podem ser ditas, já que cada ser humano é único. Mas caso seja real o exibicionismo, pode ter causas relacionadas a autoestima rebaixada com necessidade de aceitação e aprovação. Até ????
O exibicionismo deve ser tratado por um especialista para descobrir suas causas, mas ele está ligado sim a traumas emocionais que podem ser adquiridos na infância. O melhor a fazer e buscar ajuda de um psicólogo.
Cada Paciente é único, e dessa forma somente conhecendo sua história e na escuta de sua narrativa o psicóloga poderá ajudá-lo. Procure um profissional com o qual vc tenha empatia, onde vc se sinta escutado e acolhido.
Olá! Muitos comportamentos podem tem relação com o que se viveu no passado, mas não somente, é preciso analisar as significações que cada individuo atribuiu durante sua vida, e como ele interpreta determinados fenômenos. De forma resumida, cada individuo é único e deve ser olhado na sua singularidade. Deste modo, somente no processo de análise pessoal poderá ter um melhor entendimento sobre o "exibicionismo" e avaliar como isso impacta em sua vida.
O ideal seria vc fazer um acompanhamento psicológico para o profissional te ajudar entender mais profundamente ....sou de santo André me deixo a disposição
O exibicionismo pode ter causa relacionada ao passado sim, pode ser de ordem emocional sim, mas cada caso é um caso. O ideal seria você procurar por psicoterapia ou análise afim de descobrir a causa desse comportamento e se de fato chega a ser exibicionismo.
Concordo com a resposta da colega Daniella Bandeira.
Olá...
As crenças são construídas na infância, mas cada ser humano tem a sua subjetividade.
O ideal é buscar ajuda com um psicólogo, pois só uma avaliação presencial pode ajudar nas suas dúvidas.
Grande abraço!
É necessário colher sua historia de vida para melhor compreender as causas da doença exibicionismo. Para que possa superar essa doença se faz necessário exames complementares afim de descartar problemas neurológicos, com um acompanhamento multiprofissional de psicólogo e neurologista poderá obter resposta para sua pergunta.
Oi, difícil chegar a alguma conclusão sem saber da sua história de vida.
Somos seres sociais, somos frutos das nossas relações, das nossas experiências que podem interfirir na forma que pensamos sentimos e agimos; dependendo da.maneira que as interpretamos.
Procure uma psicoterapia, irá ajudá-la significativamente.
É importante entender como esse exibicionismo se manifesta e no que ele te prejudica e/ou ajuda. Entendendo a forma como isso acontece pode ser a chave para uma compreensão melhor do caso, na terapia, visando o autoconhecimento você poderá explorar mais essas questões.
O exibicionismo exacerbado (demasiado) precisa ser tratado em psicoterapia. As origens são muitas. Mas sempre de origem emocional e/ou traumática, ou de algo que não foi bem entendido , processado na infância. E sim, tudo sempre de fundo emocional.
Boa tarde. O exibicionismo significa “a mania de ostentação ou de exibição” que uma pessoa tem. Trata-se de uma necessidade excessiva de chamar atenção para si, apresentando, com isso, um comportamento até mesmo egocêntrico e um tanto quanto egoísta.
Pessoas consideradas exibicionistas são indivíduos que geralmente procuram aceitação e aprovação daquelas que estão seu redor, demonstrando, com isso, certa insegurança em determinados momentos. Além disso, o exibicionista também pode apresentar comportamentos dramáticos, manipulativo, no sentido de querer que as pessoas ao seu redor façam suas vontades, autoindulgentes, entre muitos outros, que, ao se tornarem verdadeiramente excessivos, podem se transformar em um Transtorno de Personalidade Histriônica.
Geralmente, pessoas exibicionista precisam se autoafirmar o tempo todo, pois, na verdade, sentem-se inseguras com relação a elas mesmas. Neste sentido, o primeiro passo para lidar com este comportamento prejudicial é trabalhar em seu processo de autoconhecimento. Para isso acredito que seja necessário um acompanhamento com um Psicólogo para identificar as possíveis causa ou "traumas" que levaram este sujeito a desenvolver determinado comportamento, lhe proporcionando melhor compreensão e adaptação emocional.
Ambas as coisas. Mas lembre-se que atualmente entre dois adultos esse tipo de fetiche nao é considerado uma patologia.
É ligado a perversão, seria excelente procurar ajuda de profissionais na area da psiquiatria e caso necessário ele te encaminhara para psicologia.
Olá! É necessário uma avaliação do caso para que a resposta seja precisa. Mas a grosso modo o exibicionismo pode estar ligado à baixa autoestima ou à perversão, dependendo do tipo de exibicionismo. De modo geral, está sim relacionado à traumas de infância e problemas emocionais.
Olá o exibicionismo pode sim estar relacionado a história de vida da pessoa, pode ser uma maneira q a pessoa encontrou para sobreviver, pode ser causado por vários fatores, até mesmo por um trauma. Neste caso o mais importante é saber se esse comportamento trás dor e sofrimento para pessoa e como isso afeta diretamente o seu dia a dia e as suas relações pessoais e profissionais. Se trouxer desconforto a psicoterapia pode ajudar a pessoa a descobrir a causa e tratar essa dificuldade. Abçs!
Exibicionismo pode estar ligado a uma série de fatores, incluindo traumas na infância e mais especialmente a um fundo emocional. É preciso avaliá-lo com cuidado para investigar o quanto esse comportamento está gerando algum tipo de sofrimento no paciente no seu cotidiano, por isso é ideal que seja acompanhado por um psicoterapeuta de confiança.
Bom dia,
Existe uma inteira relação que pode vir por criação, ambiente, exemplo de pais, mães, irmãos, professores e incluo também a televisão.
Olá!
Ao contrário de algumas doenças orgânicas em que a causa de um é fundamental e definidor do tratamento, os sintomas “comportamentais” respondem às mais variadas causas singulares. Mesmo um trauma ou questões emocionais não são definidores únicos, mas sim como cada sujeito passa pelos eventos em sua vida. Portanto, tal situação precisa de escuta para que a definição possa ser acertada. Um tratamento psicanalítico é uma boa indicação!
As duas opções são possíveis.