O médico me prescreveu rosuvastatina para tomar à noite, mas nesse período tomo divalcon e primid. Q
5
respostas
O médico me prescreveu rosuvastatina para tomar à noite, mas nesse período tomo divalcon e primid. Quero saber se tem alguma interação. Estou perguntando aqui porque não consegui falar com o cardio pois está de recesso. Obrigada.
Pode ficar tranquila. Não há interação relevante entre rosuvastatina, divalproato (divalcon) e primidona.
Podem ser usados juntos, mantendo acompanhamento médico e exames de rotina.
Podem ser usados juntos, mantendo acompanhamento médico e exames de rotina.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Segundo bases de interações medicamentosas (UpToDate, Micromedex), a rosuvastatina tem baixo potencial de interação com divalproato e primidona. A rosuvastatina é pouco metabolizada pelo citocromo P450, o que reduz risco de interações.
Pode tomar à noite conforme prescrito. Recomenda-se apenas monitorar sintomas musculares (dor, fraqueza) nas primeiras semanas, como rotina com qualquer estatina.
Se precisar ajustar horários ou tirar dúvidas sobre seus medicamentos, posso avaliar por teleconsulta - atendo 24h. Boas festas!
Pode tomar à noite conforme prescrito. Recomenda-se apenas monitorar sintomas musculares (dor, fraqueza) nas primeiras semanas, como rotina com qualquer estatina.
Se precisar ajustar horários ou tirar dúvidas sobre seus medicamentos, posso avaliar por teleconsulta - atendo 24h. Boas festas!
Olá! A rosuvastatina não possui nenhuma interação importante com esses dois remédios. Portanto, não há problema em tomá-los juntos à noite.
Olá, entendo sua preocupação, principalmente sem conseguir contato com o cardiologista.
Em geral, a rosuvastatina pode ser usada junto com divalproato e primidona, mas essa associação exige acompanhamento, pois todos podem ter impacto no fígado ou nos músculos. Por isso, exames de controle costumam ser importantes.
Isso pode ser melhor avaliado em uma teleconsulta, até que você consiga retorno com o seu cardiologista.
Atenciosamente.
Em geral, a rosuvastatina pode ser usada junto com divalproato e primidona, mas essa associação exige acompanhamento, pois todos podem ter impacto no fígado ou nos músculos. Por isso, exames de controle costumam ser importantes.
Isso pode ser melhor avaliado em uma teleconsulta, até que você consiga retorno com o seu cardiologista.
Atenciosamente.
Bom dia, Não há interações medicamentosas graves conhecidas entre a rosuvastatina, o divalcon (valproato de sódio) e o primid (primidona) que contraindiquem o uso conjunto, mas a combinação exige monitoramento hepático semestral ou de acordo com a avaliacao medica
Especialistas
Elton Luiz Berça
Especialista em clínica médica, Intensivista, Médico de emergência
Goiânia
Agendar uma visita
Perguntas relacionadas
- Olá. Há uns anos, apresento inchaço no cóccix e dor. Não existe nenhuma lesão aparente, mas sai pus por algum lugar que não da pra detectar olhando. A lombar apresenta um inchaço indolor ao apertar, mas que quando inflama apresenta dor ao abaixar, sentar, bem próximo à região que inflama do cóccix. Fui…
- Estou usando moletas tem 3 meses e agora percebi que perdi a força do dedão da mão direita o polegar e isso é normal ?
- Boa noite, gostaria de orientações. Já venho com duas semanas sentindo dor na pá atrás das costas do lado direito, já fiz uso de antiflamatorios, analgésicos, compressas e massagem, não estou tendo melhoras , qual especialista devo procurar? O que fazer?
- Vale a pena tomar um vermífugo (Annitta por exemplo) para eliminar o Endolimax nana, mesmo sabendo que ela não causa mal ao organismo ? Ou seja, qual a necessidade dela estar no organismo mesmo não fazendo mal ?
- O que um exame de Sangue Oculto nas fezes (negativo) pode excluir, a princípio ?
- Minha médica me prescreveu supositório de mesalazina de 500mg, mas só consegui achar o de 250mg. Posso colocar dois de uma vez?
- Escrever no papel algo que quero saber antes de dormir já funciona bem ou tenho que escrever e ficar repetindo oque escreví até chegar a hipnagogia pra entregar essa mensagem para o estado hipnagogico?
- Estou na dúvida: Endocrinologista ou Dermatologista. Sou homem com 34 anos, tenho desejo se aumentar a quantia e volume de pelos corporais. Quem devo procurar ?
- Meu nível sérico de lítio deu abaixo do normal mas estou estabilizado. O que fazer?
- Um gastro pode receitar canetas emagracedoras ou essa função é exclusiva do endócrino ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 380 perguntas sobre Atendimento para esclarecimentos e dúvidas
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.