O médico trocou o medicamento que eu tomava já 2 anos, amitriptilina 25,mg. Por mirtazapina 15,mg,

3 respostas
O médico trocou o medicamento que eu tomava já 2 anos, amitriptilina 25,mg.
Por mirtazapina 15,mg, faz 30 dias que estou usando,sinto muita dor nas costas, cabeça refluxo, não tenho vontade de fazer nadinha muita desanimada! É normal?
A troca da amitriptilina para a mirtazapina pode causar adaptação nas primeiras semanas, mas após 30 dias, sintomas como dor nas costas, dor de cabeça, refluxo e desânimo merecem reavaliação. É sempre importante diferenciar desânimo de falta de energia, cansaço, sonolência e/ou humor deprimido, visto que a mirtazapina é um antidepressivo potente. Podem ser efeitos do medicamento ou sinal de que a dose ou a medicação podem ser reavaliados.
Tente não ignorar esses sinais e converse com seu médico para ajustar o tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A mirtazapina pode causar no início sono, cansaço, dor de cabeça e refluxo, mas esses efeitos geralmente melhoram entre 2 e 4 semanas.
Como você já está há 30 dias e continua com dor nas costas, cabeça, refluxo e muito desânimo, isso não é tão esperado e pode significar que a dose precisa ser ajustada ou que a troca não está funcionando bem para você.
Também pode haver algum efeito da retirada da amitriptilina após 2 anos de uso.
O ideal é falar com o médico, porque esses sintomas já duram mais do que o normal.
Sim, todos os sintomas descritos fazem partes dos efeitos adversos, porem, por ja se ter passado 30 dias e ainda esta sentindo muito mal, seria importante considerar a troca para outra medicacao pelo fato do prejuizo em sua qualidade de vida que o mirtazapina esta provocando. Outra medicacao pode trazer menos efeitos colaterais . Procure assistencia medica.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.