O meu filho é hiperactivo e com défice de atenção, a medicação nao esta a funcionar o que mais

7 respostas
O meu filho é hiperactivo e com défice de atenção, a medicação nao esta a funcionar o que mais posso fazer para o ajudar?
Se o seu filho tem diagnóstico de TDAH é importante a avaliação do psicólogo, do psiquiatra e do neurologista, de modo multidisciplinar. A psicoterapia combinada com a medicação adequada dá bons resultados. Apenas a medicação nao é o recomendado e talvez por isso o tratamento nao atingiu os resultados esperados.

A reabilitação de ocorrer em sessões semanais de acordo com os resultados apurados na avaliação neuropsicológica.Após seis meses de treino cognitivo, seu filho deve ser reavaliado. Poderia tentar outro medicamento, além do metilfenidato. Em alguns casos avaliação da personalidade, descarta alguma comorbidade, como transtorno depressivo,assim como, o treino auditivo, devido a falha no processamento auditivo.
Há algumas questões iniciais bastante elementares 1) ele tem tempo para brincar livremente e explorar seu corpo e sua criatividade? 2) Será que existe uma cobrança da família ou da escola para que ele tenha um desempenho e comportamento que não condizem com a sua idade?
Respondidas essas questões, sugiro procurar um profissional que ajude a manejar outros fatores que influenciem o seu comportamento. Em primeiro lugar é preciso compreender a família como um todo: expectativas, desejos, medos e angústias familiares comprometem a concentração e o comportamento do menino.
sugiro também assistir essa entrevista de uma psiquiatra da Unicamp:
www.youtube.com/watch?v=MTFOb2bLjLA
Olá. Sugiro que retorne ao médico que receitou a medicação para que possa ajustar a dosagem ou troca-la. O segundo passo seria buscar um neuropsicólogo que trabalhe com reabilitação para que trabalhe no fortalecimento das funções cognitivas preservadas e reabilitar as que estiverem prejudicadas ou com dificuldades. Para isso, é interessante ter em mãos o relatório da avaliação neuropsicológica que deverá conter esses dados para orientar não só o médico (neurologista ou psiquiatra) mas também o neuropsicólogo reabilitador. Ele também deve constar se é necessário o acompanhamento psicológico, fonoaudiológico e outros.
O uso dos Psicoestimulantes ou outras drogas para pacientes com diagnóstico de TDAH ainda é controverso, como o próprio diagnóstico também. Geralmente o atendimento de uma criança com comportamentos de desatenção, impulsividade e hiperatividade requer um grande investimento em orientação da família quanto suas práticas educativas e mudança de hábitos de vida pouco saudáveis para o desenvolvimento infantil, atendimento familiar para solucionar questões de relacionamento, atendimento da criança para tratamento de ansiedade e desatenção. Além disso, a criança pode precisar de acompanhamento escolar paralelo.
Olá!
Provavelmente o seu filho também tem problemas escolares, seria muito importante ele fazer uma avaliação psicoeducacional, sou especialista em Psicopedagogia e a maioria de meus pacientes são TDA/H, e vejo que na grande maioria dos casos a medicação somente não é suficiente. Esta avaliação contempla entender a inteligência da criança, o seu QI (Coeficiente de Inteligência), fatores emocionais e acadêmicos, obtendo estes resultados, fica mais fácil entender a criança e de que maneira ajuda-la. Geralmente na maioria dos casos referentes a dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, o tratamento é de longo prazo, visando que a criança corresponda a média escolar e desenvolva melhor suas habilidades interpessoais e escolares.
Att.: Psicóloga Francieli Kureke
Boa tarde!
A primeira orientação é que retorne ao médico que prescreveu a medicação pois, o mesmo poderá avaliar a necessidade de alteração da dose ou medicamento.
Outra orientação, (que é possível que o Psiquiatra que o acompanha já tenha falado sobre) é que, combinado ao tratamento medicamentoso, seu filho esteja em acompanhamento Psicológico; ou seja, caso ele não esteja, que inicie o quanto antes, análise pessoal individual com Psicóloga (o).
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.