O Minha irmã fez uma glossectomia parcial vai fazer 2 meses e ñ está conseguindo engolir.Eudisse o p

3 respostas
O Minha irmã fez uma glossectomia parcial vai fazer 2 meses e ñ está conseguindo engolir.Eudisse o precisamos fazer para ajuda-la, procurar alguma terapia? Qual? pois ela está se alimentando pelo nariz mais agora vão passar para sonda gástrica. Ajude-me por favor quero ajuda-la msis sou leiga .Ela faz tratamento, mais gostaria de melhorar o seu sofrimentos. Vou marcar cirurgião mais tenho dúvida se ela precisa de fonoaudiologia ou fisiolagos. OBRIGADA.
Olá, além das orientações do cirurgião de cabeça e pescoço, a atuação de fonoaudiólogo nesse caso é fundamental para recuperação da sua irmã.

Em primeiro lugar você precisa discutir com o cirurgião do caso sobre a cirurgia realizada e tratamentos adjuvantes como a radioterapia que pode ter comprometido um pouco a mobilidade da lingua. Existem exames que ele pode solicitar para avaliar de modo mais objetivo sobre a deglutição e talvez orientar o fonoaudiólogo (a) sobre a terapia.
Com certeza o tratamento conjunto do cirurgião e do fonoaudiólogo é o que mais vai ajudar nesse caso. Converse com ambos para entender bem o que foi feito na cirurgia e qual o grau de recuperação esperado/possível no caso específico da sua irmã.