O paciente non-dipper é hipertenso?
Dra. Luciana Souza
Dra. Luciana Souza
Cardiologista, Médico do esporte
Rio de Janeiro
O diagnóstico de Hipertensão Arterial depende do registro de medidas de pressão arterial elevada e o exame de MAPA pode auxiliar nesta avaliação diagnóstica e de eficácia do tratamento instituído. A ausência de queda dos níveis pressóricos durante o sono (ausência de descenso noturno ou non dipper) não define Hipertensão Arterial. Este comportamento anormal pode ser encontrado em pessoas não hipertensas mas, que apresentam alteração do sistema nervoso autônomo ou por influência de medicamentos ou ainda, pelo padrão ruim do sono no período de monitorização. Converse com seu médico.

Dr. Huberman França de Carvalho
Dr. Huberman França de Carvalho
Cardiologista, Médico clínico geral, Intensivista
Brasília
Boa noite,
Não necessariamente.
Esse é apenas um dos fatores que habitualmente avaliamos para melhor definição do quadro ou para abrir o escopo a avaliações mais direcionadas quanto à relação da pressão arterial no sono.
Forte abraço!

Especialistas em Holter digital

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Holter digital

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.