O que acontece com o vaso sanguíneo rompido no acidade depois da cirurgia de drenagem? Ele some co
2
respostas
O que acontece com o vaso sanguíneo rompido no acidade depois da
cirurgia de drenagem? Ele
some com o tempo? Hematoma Subdural Crônico.
cirurgia de drenagem? Ele
some com o tempo? Hematoma Subdural Crônico.
No hematoma subdural crônico não existe apenas um vaso que fica “aberto” sangrando continuamente. O que acontece é que, após um trauma - muitas vezes pequeno, até esquecido pelo paciente - pode haver o rompimento de uma veia ponte ou de pequenos vasos das meninges. Esse sangramento inicial forma um coágulo, que com o tempo sofre degradação e leva o corpo a formar uma membrana fina ao redor. Essa membrana, em vez de resolver o problema, acaba trazendo novos vasinhos frágeis e inflamados, que podem sangrar novamente e manter o hematoma ativo. Quando realizamos a cirurgia de drenagem, o sangue acumulado é retirado e o cérebro volta a expandir, aliviando a pressão. O vaso inicial que rompeu já cicatrizou há muito tempo, não é ele que preocupa. O risco de o hematoma voltar está relacionado justamente a essas membranas com vasinhos frágeis que podem sangrar de novo. Com a drenagem e a recuperação, essas membranas tendem a regredir e a perder atividade, e na maioria dos casos o problema se resolve de forma definitiva, embora em alguns pacientes seja necessário repetir o procedimento se houver recidiva.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A grosso modo, o hematoma subdural crônico se forma principalmente por uma inflamação local após o trauma. Na cirurgia de drenagem é realizada uma irrigação com solução salina a fim de reduzir também o processo inflamatório e permitir que o corpo complete o processo de cura.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.