O que acontece no psicológico dos homens que querem ser país ? É que desde que comecei a querer ter

19 respostas
O que acontece no psicológico dos homens que querem ser país ? É que desde que comecei a querer ter filhos só fico imaginando como vai ser quando tiver um.
Caríssimo que bom que tens esse desejo. Por vários motivos alguns homens não querem ter filhos e podem ligados a própria história enquanto filho, ou uma concepção do que é ser pai ligada a sentimentos negativos. Estudos mostram que animais, viagens e compras podem aparecer como substitutos aos filhos que não vieram. Talvez estas substituições possam ser indícios de que esta decisão não tenha sido realmente tranquila e consciente, talvez tenha havido uma lacuna que precisou ser preenchida com outras fontes de prazer. Mas não descarto a possibilidade de casais sem filhos que se dedicam muito a qualquer outra coisa o fariam da mesma forma caso também tivessem filhos. Um filho traz muita alegria, com certeza, mas também pode trazer muita limitação em termos de possibilidade de passeios, espaço em casa, despesas, preocupações com saúde, escola, educação, caráter, escolhas mal feitas, etc. Não ter todo este peso nas costas pode liberar muito tempo e dinheiro para muita atividade social. Tudo é uma questão de opção pessoal. Creio que optar por não ter filhos precisa de muita analise e consciência, e sendo assim estas pessoas serão mais felizes pois estão tendo a vida que realmente desejaram. Mas também acredito que as pessoas que realmente querem filhos, e principalmente quando há algum obstáculo a superar para que esta criança venha a esta família (casos de infertilidade ou quando há adoção), também sejam muito felizes. Quando uma pessoa se torna pai ou mãe ela pode perceber forças e coragens que nunca imaginou que teria. O aprendizado sobre si mesmo pode ser enorme. Cada um tem sua história de vida, prioridades e valores próprios. Ter ou não ter filhos faz parte dos nossos valores e considero importante que um casal na fase do namoro, onde o objetivo é justamente conhecer um ao outro, converse sobre essa questão. Vale lembrar que nada disso precisa ser feito numa conversa formal com cara de interrogatório, são coisas que podem ser divididas naturalmente ao longo do convívio.

Olá! Que bacana que você tomou essa decisão! Acredito que o que você está vivendo, possa ser uma ansiedade relacionada a paternidade. Quando tomamos uma decisão importante em nossas vidas (como ter filhos ou não), podemos experienciar pensamentos sobre o futuro, sendo eles positivos ou negativos (eu vou ser feliz? Como vai ser cuidar de outra pessoa? Eu vou ser um bom pai? Eu vou dar conta? Quando eu vou concretizar isso?), esses pensamentos estão tentando nos preparar para a situação que está por vir. No entanto, mesmo que esses pensamentos estejam presentes para nos ajudar, as vezes, por conta da intensidade e frequência, podem acabar nos atrapalhando um pouco. Se você sente que, de alguma forma, esses pensamentos e preocupações não estão te ajudando como deveriam, busque fazer terapia. Em terapia nós desenvolvemos habilidade para lidar com situações como essas! Caso precise de mais ajuda, fico à disposição! Abraço!
Olá, como vai você? Escolher ter filhos é uma grande decisão na vida de todos, uma vez que impacta vários aspectos da vida a longo prazo. Logo, como qualquer decisão desse tamanho, é natural que surjam também inseguranças, dúvidas e preocupações. Isso é plenamente natural e até mesmo bons pais e mães passam por essas experiências desafiadoras. É importante avaliar se essas preocupações acabam afetando demais o seu cotidiano e causando muito sofrimento para você. Se esse for o caso, vale a pena buscar o auxílio de um psicólogo para aprender a lidar melhor com as preocupações e ainda manter o valor que a paternidade tem para você. Espero que fique bem e fico à disposição!
Olá! Achei bastante interessante sua pergunta, pois pensar na paternidade é pensar na constituição de um novo sujeito, é poder através da sua vida transmitir e ensinar um outro a se estabelecer no mundo, e essa tarefa não é fácil exige muito desejo desse que ocupa o lugar de pai.
Diante disso, quero te dizer que toda ansiedade que surge quando você decide ter filho é normal, pois não se nasce pai, torna-se pai no viver da experiência com esse outro, ou seja, vir a ser pai é um processo que não tem como passar por uma escola e se preparar, o preparo virá no fazer, no dia-a-dia, na relação, no estabelecimento do vínculo. Acredito que sua cabeça não para de pensar porque você fica pensando nas situações e imaginando como seria a sua performance, qual melhor jeito de conduzir essa criança. São pensamentos que irão te acompanhar nessa aventura de ser pai, mas minha sugestão é que você tenha um lugar para falar dessas angústias, que tenha um profissional para te auxiliar na elaboração e descarregamento de todos esses pensamentos, para que quando esse filho chegar você aproveite essa experiência. Um grande abraço e sucesso nessa jornada!
Geralmente o que acontece, é que o homem pensa que o filho ou a filha vai ter mãe que cuide deles. Não é comum que um homem se questione sobre a possibilidade de que a mãe biológica dos filhos depois vá ter dificuldades para preencher esse papel necessário, os bebês e às crianças precisam de muito apoio. Muito tempo, muita energia. Você também imagina isso quando sonha em ter filhos? Consegue lidar com isso?
Olá, o desejo de ter filhos é diferente de realmente ter um. É necessário analisar sua questão permeando por tantas outras questões que envolvem sua vida, para que você mesmo possa responder essa pergunta. Às vezes as fantasias tomam conta do imaginário, a vontade de ter filhos pode estar associada a uma demanda familiar ou vínculo geracional (sentir-se próximo, amado ou responsável por alguém) entre tantos outros aspectos. Boas reflexões!
Olá, tudo bem? Geralmente essa decisão é algo muito importante e que com certeza, muda totalmente a vida de uma pessoa pelos próximos anos de sua vida. Geralmente o que ocorre é que como é algo que neste momento você planejando e desejando para sua vida é porque tem uma série de consequências positivas e felizes que você deve estar pensando, falando de forma mais genérica, e por conta disso o assunto está ocupando muito tempo de seus pensamentos imagino eu, claro que pensamos em diversas possibilidades de realidade, coisas que vamos fazer, como será no futuro quando este crescer, é algo que a maioria das pessoas passam quando tomam essa decisão, pois ainda não é algo que se concretizou. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Ola! Quando decide ser pai, inicia um sonho que nao temos controle de como e quando isso ira acontecer e esses fantasmas começam a tomar um espaço grandioso na sua mente, deixando o sonho muitas vezes parecer turbulento.
E importante que você se escute e observe os seus pensamentos para que juntos possamos tornar esse sonho mais tranquilo e sem tantas pressõe e olhar para ansiedade que hoje acontece com você.
Oi tudo bem? Em resumo, a decisão de ter filhos pode ter vários efeitos psicológicos no homem, incluindo sentimentos de propósito, aumento da responsabilidade, preocupações financeiras, conflitos internos e realização pessoal. É importante que o homem esteja ciente desses possíveis efeitos e esteja preparado para lidar com eles. Me coloco à disposição para orientá-lo psicologicamente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá! Seu psicológico começa a entender certa transformação emocional quando você passa a se perguntar como será dividir minha vida com um ser que você nem sabe quem será. Com quem você irá compartilhar dessa experiência tão única. Pensar que de um dia pro outro esse novo ser estará na sua casa chorando as 4 horas da madrugada, não fala mas se expressa com lágrimas, contorções do corpo, que podem ser cólicas, calor, frio, fome. Você vai saber todos os programas de criança, musicas, fazendo papinhas, cortando frutas, legumes, dividindo tarefas com a mãe. Tarefas que nas constituições familiares antigas, essas tarefas eram só das mulheres mas agora os pais também fazem. Dividem os ganhos trabalhistas, as contas,. Lavam, passam, cozinham, levam crianças para escola, creches, casa dos avós.
na nova configuração familiar, os pais passaram a serem mais que provedores do lar, e/ou meros coadjuvantes. Agora os pais passam a se aproximarem mais dos filhos e a compartilhar de momentos de maior acolhimento e de segurança para sua família. É o pai que faz o papel de trazer a realidade ao filho do mundo, do ser no mundo na constituição psíquica do filho ajudando a lidar com sentimentos do medo, solidão, da angustia, e outros. Ser pai é saber que a regra da vida é de que você não é mais um ser único, é quando você passa a ver, sentir, perceber, respeitar o outro porque agora você tem eu filho. O preparo é o seu "deixar viver dia após dia" . Estou a sua disposição como Terapeuta familiar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
O desejo em ser pai pode ser influenciado por fatores biológicos, sociais, culturais e psicológicos, como o instinto biológico de reprodução, a pressão social e cultural, a realização pessoal, a responsabilidade e o cuidado, e a influência do ambiente familiar. Cada pessoa é única e pode ter motivos diferentes para desejar ser pai. O importante é estar consciente dos desejos e motivos e estar preparado para assumir as responsabilidades e desafios que a paternidade pode trazer. A Terapia EMDR pode ajudar a tornar este processo de tornar-se pai mais claro, saudável e poderoso.
Ser pai requer mais responsabilidades, momentos que desejos vão te atravessar com o medo do novo, de cuidado com um ser em crescimento. É necessário pensar que parentalidade é feito por duas, a depender do caso, por mais pessoas, como exemplo temos a familia paterna e ou materna. A ansiedade pode te alcançar e te trazer os pensamentos em ser pai, atenuando a vontade e traz junto as preocupações futuras.
Olá. Não há uma regra, pois cada indivíduo está ligado a uma cultura, uma pressão social quanto ao assunto. Inseguranças e medos quanto ao desconhecido são comuns no ser humano, e isso pode acabar gerando ansiedade, que é esse pensamento sobre o futuro incerto. Seus pensamentos sobre o assunto estão ligados a algo interno seu; medos gerados por experiencias passadas, por exemplo; medo devido a extrema pressão social que impõe ao homem ser uma figura X; ou também quanto a realização de algo muito importante para si. Neste último caso, em situações que são importantes para nós, é natural pensarmos em como será, ver o amanhã. Caso esses pensamentos acabem tomando muito espaço na sua mente, e acabe por te deixar mal, procure ajuda psicológica.
A decisão de se tornar pai pode ter uma série de efeitos no aspecto psicológico dos homens. Aqui estão algumas das possíveis mudanças e emoções que os homens podem experimentar ao quererem se tornar pais:
Responsabilidade e senso de propósito.
Entusiasmo e alegria
Preocupações e ansiedade
Reflexões sobre a própria infância e criação
Mudança de identidade
Preparação e planejamento
É importante lembrar que a experiência de se tornar pai é única para cada indivíduo e pode variar de pessoa para pessoa. Nem todos os homens experimentarão as mesmas emoções ou terão as mesmas preocupações em relação à paternidade. É normal sentir uma gama de emoções ao querer ser pai, e pode ser útil compartilhar esses sentimentos com um parceiro, amigos próximos, ou buscar o apoio de um profissional de saúde mental, se necessário.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
É comum ter expectativas tanto agradáveis quanto desagradáveis quando se pensa em paternidade, o que depende muito das condições em que ocorre esse processo, além da visão, cultura, crenças que esse homem tem em relação ao que é ser pai.
A paternidade movimenta além de questões instintivas, também inseguranças, medos ou até mesmo fantasias sobre o que é este fenômeno.
Em todo caso, ter autoconhecimento, compreender suas crenças e expectativas em relação a isso, é essencial para uma melhor experiencia de paternidade com mais preparo e equilíbrio emocional.
Um profissional de psicologia pode te ajudar nesta questão !
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 150
Olá, é observado em homens que possuem um desejo da paternidade, a aproximação com universo infantil e aspirações voltadas para esse segmento. Dependendo, da faixa etária do cliente, questões sociais podem estimular ou até mesmo pressionar para determinada escolha. Seria interessante no seu caso, procurar livros que abordassem esses aspectos e se possível conversar com algum psicólogo para trabalhar questionamentos que essa temática pode produzir, assim reduzindo ansiedades e produzindo habilidades para exercer a paternidade com maior calma e segurança.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Olá, pergunta muito pertinente da expectativa de ser Pai.

É natural sentir-se curioso e refletir sobre o impacto emocional de se tornar pai. Na consulta psicológica, podemos explorar suas expectativas, medos e desejos relacionados à paternidade, ajudando você a compreender melhor suas emoções e preparar-se emocionalmente para esse importante papel. Marque uma consulta para discutirmos mais profundamente essas questões e desenvolver estratégias saudáveis para a chegada dos seus filhos.
Parece que você se encantou com uma ideia! Ser pai será um papel novo e pode ser que desde já você esteja construindo essa identidade imaginando cenários e pensando sobre o tema. Boa sorte!
Prezado, o que você imagina quando ter um filho? Quais as possibilidades e responsabilidades paternas compõem essa função? Sugiro falar mais sobre isso em um espaço de escuta ética e sensível. Procure um analista!