O que caracteriza as alucinações auditivas na esquizofrenia? Se houver pessoas conversando baixo ou

3 respostas
O que caracteriza as alucinações auditivas na esquizofrenia? Se houver pessoas conversando baixo ou várias pessoas conversando ao longe e se a pessoa ouvir ou pensar ter ouvido umas palavras nessas conversas reais que encaixem em um delirio de perseguição isso pode ser considerado alucinação?
Não. Por definição, a alucinação é caracterizada como uma alteração da sensopercepção, em que o indivíduo percebe qualquer estímulo sensorial na ausência absoluta de um objeto real. No caso das alucinações auditivas na esquizofrenia, o indivíduo tem a certeza de que está escutando vozes, que vêm de fora da cabeça (diferente de um pensamento), que normalmente criticam seus atos, dão ordens ou têm conteúdo pejorativo.
Se ocorrer de o indivíduo escutar um som ambiente e distorcer o seu conteúdo, incluindo-o em seus delírios, estaríamos descrevendo uma ilusão auditiva e não uma alucinação verdadeira.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Walter Sena
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Prezado(a),
Como foi muito bem colocado anteriormente, a situação descrita se assemelha a uma interpretação delirante. Esse tipo de fenômeno pode acontecer durante o uso de maconha ou outras substâncias em pessoas com algum tipo de vulnerabilidade.
Além disso, pode acontecer em pessoas com uma estrutura psicológica do espectro da psicose, mesmo sem o uso de quaisquer substâncias.
O fato de ter percebido tal fenômeno é um sinal de grande maturidade, e a busca por tratamento será o passo fundamental para superar isso e seguir em frente.
Fique bem.
Abs
Realmente, isto não se chama alucinação. Entretanto, é comum ocorrer na esquizofrenia, no transtorno delirante e em outros transtornos psicóticos, que as pessoas refiram que escutaram vozes que falavam dela e, quando se refina a pergunta, o que ocorreu foi que ela viu pessoas falarem ou acha que pessoas reunidas falavam dela e interpreta isto de modo auto-referente, ou seja, concluem que falavam dela. Portanto esta percepção, mesmo que não seja uma alucinação, pode ser sinal de um distúrbio psicótico, num contexto de ideias delirantes de perseguição.

Já vi casos, também, de pessoas muito ansiosas e que, num ambiente realmente hostil, interpretava uma série de situações neutras de comentários ou de pessoas conversando entre si como comportamentos persecutórios. Ao contrário dos delírios, foi possível ajudar a pessoa a diferenciar entre as reais agressões que sofria e aquelas que eram apenas uma sensibilidade exagerada de sua parte, muito atento a tudo que ocorria à sua volta.

Especialistas

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Manoela Amorim

Manoela Amorim

Psicólogo

São José

Gleiciane Aline de Araújo

Gleiciane Aline de Araújo

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 496 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.