O que é a bolsa periodontal?

4 respostas
O que é a bolsa periodontal?
Bolsa periodontal é um espaço profundo (bolsa) anormal que se forma entre a gengiva e o dente, provocada por bactérias que se infiltram na raiz do dente abaixo da gengiva, e inicialmente provocam a gengivite (inflamação da gengiva) e posteriormente destroem a inserção da gengiva no dente e chegam ao osso, destruindo o osso que sustenta o dente e infectando toda a raiz (doença periodontal). A gengiva nesse caso estará completamente “solta” do dente formando uma bolsa profunda.

É um processo patológico de origem bacteriana por higiene deficiente, podendo ser associada a pré-disposição genética onde o tecido de suporte dentário é destruído causando mobilidade e perda da unidade. Em alguns casos as bolsa são classificadas como falsas bolsas por excesso de tecido gengival ( por exemplo pelo uso de aparelho ortodôntico ou uso de algumas medicações) ou em outras condições como na fibromatose gengival hereditária.
Olá. A formacão da bolsa periodontal está diretamente relacionada a higienização deficiente nessa região. O sulco gengival tem a profundidade normal ao redor de 2 a 4 mmm, e quando pela presença da placa bacteriana desenvolve inflamação e aprofundamento desse sulco, tem-se uma bolsa periodontal. Na bolsa periodontal há exsudato purulento que libera um odor ruim ao uso do fio dental, por exemplo e é uma das causas de mal hálito .
Espaço entre a gengiva e o dente causado pela infiltração de bacterias abaixo da linha gengival.Quanto mais fundo maior é a bolsa ,e o não tratamento pode causar a perda do osso que suporta o dente geralmente sem sintomas(doença silenciosa)podendo levar a perda do mesmo.