O que é a paralisia bulbar progressiva?
2 respostas
O que é a paralisia bulbar progressiva?
A Paralisia Bulbar Progressiva é considerada uma variante da Esclerose Lateral Amiotrófica. Em ambas, ocorre uma degeneração dos corpos de neurônios motores, que comandam músculos para o movimento, e mantém seu trofismo (seu volume).

Na Paralisia Bulbar Progressiva, os músculos que são mais acometidos - logo, ficam fracos e espásticos, porém também atrofiados - estão envolvidos na movimentação da língua e do pálato, sendo essenciais para o deglutir e a articulação da fala, podendo também ser envolvidos músculos de mímica facial, tornando a pessoa menos expressiva. Como também envolvem neurônios superiores (do córtex cerebral), pode também haver alterações comportamentais, como choro e riso incoercíveis.

Cabe avaliar se realmente o quadro se encaixa nesses quesitos, e manter avaliação com Neurologia e Fonoaudiologia para o suporte apropriado.

Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A paralisia bulbar progressiva caracteriza-se peloacometimento degenerativo progressivo de nervos cranianos bulbares.
Como a doença afecta o funcionamento de vários nervos cranianos, que inerva a língua, controla os músculos da deglutição, que inerva os músculos da faringe, da laringe, respiratórios e do coração, as consequências são bem distintas, pois provocam dificuldades em mastigar, na deglutição e na fonação, devido à progressiva atrofia da língua e de vários músculos do rosto.
Actualmente, ainda não existe um tratamento que consiga travar o progressivo avanço da doença do neurónio motor, em nenhuma das suas variantes, pois costuma ser provocada por um processo de deterioração irreversível, cujos motivos ainda são desconhecidos. Por tudo isto, apenas é possível recorrer a tratamentos que proporcionem o alívio dos sintomas e à diminuição da incapacidade física, de modo a que o paciente mantenha a sua autonomia durante o maior período de tempo possível e para tentar evitar complicações agudas

Especialistas

Thiago Henrique Lobato de Araujo

Thiago Henrique Lobato de Araujo

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Yvens Barbosa Sousa

Yvens Barbosa Sousa

Fisioterapeuta

Weslley de Paula Melo

Weslley de Paula Melo

Fisioterapeuta

Cataguases

Igor Bruscky

Igor Bruscky

Neurologista

Recife

Thais Pedras de Souza Almeida

Thais Pedras de Souza Almeida

Fisioterapeuta

São José dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Paralisia Bulbar Progressiva

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.