O que é a paralisia bulbar progressiva?

2 respostas
O que é a paralisia bulbar progressiva?
A Paralisia Bulbar Progressiva é considerada uma variante da Esclerose Lateral Amiotrófica. Em ambas, ocorre uma degeneração dos corpos de neurônios motores, que comandam músculos para o movimento, e mantém seu trofismo (seu volume).

Na Paralisia Bulbar Progressiva, os músculos que são mais acometidos - logo, ficam fracos e espásticos, porém também atrofiados - estão envolvidos na movimentação da língua e do pálato, sendo essenciais para o deglutir e a articulação da fala, podendo também ser envolvidos músculos de mímica facial, tornando a pessoa menos expressiva. Como também envolvem neurônios superiores (do córtex cerebral), pode também haver alterações comportamentais, como choro e riso incoercíveis.

Cabe avaliar se realmente o quadro se encaixa nesses quesitos, e manter avaliação com Neurologia e Fonoaudiologia para o suporte apropriado.

Espero ter ajudado!

A paralisia bulbar progressiva caracteriza-se peloacometimento degenerativo progressivo de nervos cranianos bulbares.
Como a doença afecta o funcionamento de vários nervos cranianos, que inerva a língua, controla os músculos da deglutição, que inerva os músculos da faringe, da laringe, respiratórios e do coração, as consequências são bem distintas, pois provocam dificuldades em mastigar, na deglutição e na fonação, devido à progressiva atrofia da língua e de vários músculos do rosto.
Actualmente, ainda não existe um tratamento que consiga travar o progressivo avanço da doença do neurónio motor, em nenhuma das suas variantes, pois costuma ser provocada por um processo de deterioração irreversível, cujos motivos ainda são desconhecidos. Por tudo isto, apenas é possível recorrer a tratamentos que proporcionem o alívio dos sintomas e à diminuição da incapacidade física, de modo a que o paciente mantenha a sua autonomia durante o maior período de tempo possível e para tentar evitar complicações agudas