O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?
Trata-se da ideia de que nossas reações comportamentais e emocionais são fortemente influenciadas por nossos pensamentos, as quais determinam como percebemos as coisas. Ou seja, apenas ficamos ansiosos, com raiva ou tristes se acreditamos que temos motivos para ficarmos ansiosos, com raiva ou tristes. Não é a situação em si, e sim nossas percepções, expectativas e interpretações de eventos que são responsáveis por nossas emoções.

De uma maneira simples, o objetivo principal da TCC é ajudar a pessoa a entender como os pensamentos, emoções e comportamentos se relacionam e como isso afeta a nossa vida diária. A TCC pode ajudar a modificar a maneira como a gente pensa e como se comporta trazendo maior qualidade de vida para o seu dia a dia. Diferente de outras terapias, a TCC se centra mais nos problemas ou dificuldades do aqui e agora. Além disso, muitas pesquisas apoiadas pela Associação Americana de Psicologia (APA) mostram resultados importantes da TCC para diversos problemas, como por exemplo: ansiedade, depressão, pânico, agorafobia, fobia social, outras fobias, bulimia, transtorno obssessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, esquizofrenia.

Dra. Sheila Soares
Dra. Sheila Soares
Psicólogo
Ibiúna
A TCC trabalha o conjunto entre pensamento e comportamento.
Nessa linha de atendimento psicológico o profissional trabalha ativamente com o paciente, no sentido de orientá-lo a aprender a compreender seus pensamentos automáticos em relação ao que sente e como reage a esse sentimento na ação do comportamento.
É possível utilizar técnicas na terapia para que sejam feitos menos encontros com maiores possibilidades de melhoras.

 Monica Campelo
Monica Campelo
Psicólogo, Psicopedagogo
São Paulo
A TCC é uma abordagem no campo da psicologia clínica e tem como foco central os processos cognitivos à saber : a percepção ,a representação, a atenção, o raciocínio ,etc.

Essa abordagem pode ser aplicada em casos de depressão, ansiedade, fobias, transtornos de personalidade , dependência quimica, compulsão alimentar , conflitos, crises , estresse etc.

Na prática, o psicólogo através de algumas técnicas e com uma participação ativa irá habilitar , o paciente a compreender , seus problemas emocionais de modo objetivo , consciente e autônomo.

Dra. Vera Marinho Maschio
Dra. Vera Marinho Maschio
Psicólogo
Porto Alegre
Trabalha o entendimento do tipo de pensamento que por motivo de crenças verdadeiras ou não, passam a conduzir as ações do individuo. Estas ações podem beneficiar ou prejudicar e na maioria das vezes é quando estão prejudicando é que se faz nec ssario o acompanhamento psicoterápico para identificar as crenças. Fica muito legal e complementar quando são utilizadas técnicas integradas junto às abordagens com TCC.

 Ziza Cury Komochena
Ziza Cury Komochena
Psicólogo
Cuiabá
A terapia cognitivo-comportamental, trabalha de maneira objetiva e as tecnicas utilizadas são baseadas em comprovações científicas (o que é fantástico).

Para facilitar o entendimento os focos da terapia são: pensamento, sentimento e comportamento, estes estão ligados diretamente.

O objetivo básico é a reestruturação cognitiva, já que qualquer coisa pode ser interpretada de varias formas diferentes, a interpretação que se têm nas diversas situações da vida pode ser alterada, e quando estas interpretações não estão favorecendo o bem-estar do sujeito, é importante re-avaliar e reestruturar.

É uma terapia considerada breve, se baseia em diagnóstico, tratamento e prevenção de recaída.
Atenciosamente.

Estou de acordo com todos, porém vou colocar de uma forma simples.
A terapia comportamental é uma abordagem de trabalho no qual o psicólogo atua, onde o foco é ajudar o paciente a compreender suas percepções, crenças, pensamentos e emoções a partir deste entendimento os processos passam ser claros para o paciente:

Modelo cognitivo comportamental:
Situação = Evento
Pensamentos = Como eu penso
Emoções = O que sinto
Comportamento = O que eu faço.

A Terapia Cognitiva Comportamenta é um Sistema de Psicoterapias que tem demonstrado grande êxito nos mais variados transtornos e psicopatologias clínicas. Tem como base a hipótese da " vulnerabilidade cognitiva", com pressuposto básico a interpretação que o sujeito faz de uma determinada situação, sendo que essa pode ser interpretada das mais variadas maneiras, por pessoas diferentes, e essas interpretações que irão definir as resposta emocional e Comportamental do sujeito. As nossas interpretações são determinadas por nossos Esquemas e Crenças, funcionais ou disfuncionais. Essas crenças quando ativadas geram pensamentos automáticos ( positivos ou negativos), que por fim interferem em nosso comportamento.

 Bruna Valentim dos Santos
Bruna Valentim dos Santos
Psicólogo
Limeira
A Terapia Cognitivo - Comportamental nada mais é que os nossos pensamentos e comportamentos, ou seja cognitivo - tudo aquilo que nós pensamos, sentimos e interpretamos dos eventos ocorridos em nossas vidas. Comportamental = as nossas ações, os comportamentos.

Porém em nossa vida passamos por diversas situações e elaboramos crenças interiormente do qual passamos a acreditar verdadeiramente nelas, entretanto algumas passam a serem disfuncionais e precisam ser identificadas e torná-las funcionais novamente para ter melhor qualidade de vida.

A forma como pensamentos determina as nossas emoções e ações.

Grata

De acordo com os colegas . Att.

Especialistas em Terapia Cognitivo-Comportamental

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 64 perguntas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.