O que é o Transtorno de Instabilidade Emocional? Quais os seus sintomas e suas diferenças para outros

7 respostas
O que é o Transtorno de Instabilidade Emocional? Quais os seus sintomas e suas diferenças para outros transtornos?
O transtorno de personalidade emocionalmente instável também é chamado de t. de personalidade limítrofe ou t. de personalidade borderline.
É importante saber que a maioria dos pacientes terá parte, e não todos os sintomas descritos para o transtorno.
Os sintomas chave são a instabilidade e impulsividade, que irão se manifestar de diversas formas, como:
- Instabilidade emocional: a pessoa muda de humor com frequência e de forma abruta, "é muito de lua", "cada ora está de um jeito", podendo levar a ocorrência de-->
- Crises de raiva: podendo levar ou não a agressividade contra outras pessoas ou então -->
- Auto mutilação: se cortando, se queimando, arranhando, etc
- Relacionamentos intensos e instáveis, cheios de autos e baixos
- Medo de abandono e tentativas desesperadas para evitar abandono
- Sensação crônica e tédio e vazio,
- Ideação suicida crônica, podendo haver várias tentativas ao longo da vida,
- Impulsividade para comer, gastar dinheiro, usar drogas, sexo,
Etc

Associar a Psicoterapia para autoconhecimento auxilia a entender os aspetos psico emocionais e buscar um maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços
Oi! O transtorno da personalidade emocionalmente instável, também é conhecido com transtorno de personalidade borderline. O pacientes com tal condição se caracterizam por afetos, humor, comportamento, relações objetais e auto - imagem extraordinariamente instáveis. O padrão global de instabilidade se manifesta no início da fase adulta e está presente em uma variedade de contextos.
Pessoas com o tipo borderline em geral têm sentimentos crônicos de vazio e episódios psicóticos de curta duração; agem de forma impulsiva e necessitam de relacionamentos extraordinários; podem se mutilar e fazer tentativas manipuladoras de suicídio.
Este transtorno é diferenciado da esquizofrenia com base na ausência de episódios psicóticos de longa duração, transtorno do pensamento e outros sinais esquizofrênicos clássicos e da personalidade equizotípica por não apresentar peculiaridades marcantes do pensamento e ideações estranhas.

Abraço!
Transtorno de instabilidade emocional é o mesmo que viver em uma montanha russa de emoções! É sempre precisar de alguém pra se sentir completo. Mas os relacionamentos são instáveis... Conforme os colegas ja informaram é o mesmo que a personalidade limítrofe ou transtorno borderline. O que marca mais este transtorno para diferenciar dos outros são relacionamentos destrutivos, em muitos casos automutilação e tentativa de suicídio. Necessário procurar um profissional experiente em diagnóstico diferencial para fechar o diagnóstico correto! Saiba que pode contar comigo.
olá,
o Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável, se caracteriza por padrões de comportamento intenso, confuso e desorganizado. As flutuações e variações no estado de humor de forma abrupta é muito comum. O afeto predominante é o ódio e a raiva. O comportamento impulsivo é frequentemente autodestrutivo, levando o individuo a ocasionar automutilações ou a heteroagressividade(agressividade dirigida ao outro).
o diagnóstico diferencial deve ser avaliado, uma fez em que há semelhanças entre este e o transtorno afetivo bipolar. Um bom profissional, com um tratamento longitudinal, fará um diagnóstico diferencial, no primeiro as oscilações do humor duram menos, no entanto, somente essa consideração é rasa para um diagnóstico distintivo. Procure um profissional de sua confiança.
Apesar do psicólogo ser de fundamental importância para o tratamento do transtorno, este requer o uso de medicamentos específicos, portanto, o psiquiatra deve ser procurado! Boa sorte!
Olá! O transtorno de instabilidade, também conhecido por transtorno de personalidade borderline é caracterizado por sintomas como instabilidade emocional, impulsividade, desregulação emocional, sensação de vazio, medo frequente de abandono, dificuldade nas relações interpessoais, baixa autoestima, baixa tolerâncua à frustação, inflexibilidade, padrão de pensamento e comportamento 8/80, podendo apresentar comportamentos autolesivos.
Esses sintomas são persistentes, inflexíveis, mas costumam melhorar, principalmente com a terapia cognitiva comportamentail tcc, terapia comportamental dialética, que trabalha com treino da habilidades que o paciente tem dificuldade.
O Transtorno de Instabilidade Emocional também pode ter o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Bordeline e Transtorno Bipolar, envolve a oscilação do humor, impulsividade, medo de abandono, entre outros. Uma combinação de fatores, genéticos, neuroquímicos e ambientais O que chama atenção é a intensidade e instabilidade das emoções e comportamentos. Muito importante ressaltar que o diagnóstico desse transtorno, não é fácil nem rápido. Demanda tempo e a intervenção de um Psiquiatra, sem impedir que se realize um processo psicoterápico, até o diagnóstico completo. A Terapia Cognitvo-Comportamental e a Terapia do Esquema, têm-se mostrado eficaz no alívio dos sintomas e aumento da qualidade de vida e das relações interpessoais de quem sofre com esse transtorno.