. O que é rigidez cognitiva e como ela afeta a comunicação não verbal no Transtorno do Espectro Auti
3
respostas
. O que é rigidez cognitiva e como ela afeta a comunicação não verbal no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
A rigidez cognitiva é a dificuldade de adaptar pensamentos e comportamentos diante de novas situações ou mudanças. No TEA, ela pode afetar a comunicação não verbal porque a pessoa tende a interpretar sinais sociais de forma literal e tem dificuldade em perceber nuances, intenções ou ironias. Isso torna a leitura e o uso de gestos, expressões e tom de voz menos flexíveis e mais limitados ao contexto que ela já conhece.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Rigidez cognitiva é a dificuldade de mudar pensamentos, crenças, hábitos ou comportamentos diante de novas informações ou contextos. Em termos simples, é quando a pessoa fica presa a uma forma de pensar ou agir, mesmo que exista uma alternativa mais adequada ou eficiente. Ela torna a comunicação não verbal mais rígida e menos adaptativa, dificultando a interação social. Entender isso é fundamental para criar estratégias de ensino, terapia e intervenção, como suporte visual, ensaio de situações sociais e exercícios de flexibilidade cognitiva.
A rigidez cognitiva é a dificuldade de flexibilizar pensamentos, interpretações e respostas diante de mudanças ou ambiguidades. No Transtorno do Espectro Autista (TEA), ela pode afetar a comunicação não verbal porque a pessoa tende a interpretar gestos, expressões faciais e linguagem corporal de forma mais literal e fixa, tendo dificuldade em ajustar a leitura desses sinais ao contexto. Isso pode gerar mal-entendidos sociais, não por falta de empatia, mas por uma forma diferente de processar informações sociais implícitas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quais são as características do Autismo Mascarado ?
- Qual é a influência do diagnóstico tardio no desenvolvimento em adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Quais são os sinais evidentes de autismo em adultos?
- Como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de alto funcionamento é diagnosticado?
- O que faz com que o autismo feminino seja subdiagnosticado?
- O que é o teste neuropsicológico VINELAND III ? Para que serve ?
- O que fazer se um colega autista tiver dificuldade para lidar com os conflitos interpessoais ?
- As mulheres autistas sempre têm aversão a mudanças?
- O que é procrastinação e como se relaciona ao autismo? .
- Quais são as diferenças entre a manifestação do autismo em homens e mulheres?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1072 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.