O que é um teste neuropsicologico meu filho tem que fazer um mais nao sei como funciona e que especialista

8 respostas
O que é um teste neuropsicologico meu filho tem que fazer um mais nao sei como funciona e que especialista realiza esse teste?
O teste neuropsicológico é realizado por Neuropsicólogos e avaliará as funções executivas como memória, percepção, linguagem, atenção, raciocínio. São testes simples, às vezes parecem jogos de completar, ou montar. O neuropsicólogo avalia durante todo o tempo a o modo com que a criança/adulto realiza o teste, a cronometra o tempo da atividade e depois de aplicados todos os testes (que são diversos), faz uma avaliação conjunta do desempenho da criança/adulto em relação a execução e resultados obtidos nos testes. O Neuropsicólogo apresenta um relatório, onde é informado a conclusão e avaliação conjunta dos testes. Esse relatório poderá ser enviado à pessoa que solicitou a avaliação: geralmente o médico Neurologista, pediatra, escola, etc. Coloco-me a disposição para esclarecer outras dúvidas.

A avaliação neuropsicológica não avalia apenas as funções executivas, mas também a memória, atenção, inteligência e, junto com o comportamento e demais queixas trazidas pela família, vai buscar avaliar como é o funcionamento cognitivo do paciente, qual seu jeito de responder, quais são suas melhores habilidades, quais apresenta mais dificuldades, para assim poder contribuir com o diagnóstico de alguém, esclarecer dúvidas diagnósticas, bem como traçar projetos de estimulação ou terapêuticos para o avaliado.
O profissional especializado para tal é o neuropsicólogo.
espero ter ajudado!
Avaliação neuropsicológica consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas para identificar quais funções estão preservadas e quais estão comprometidas. Aplicação é simples, a avaliação é feita pelo neuropsicólogo,
Os testes neuropsicológicos são projetados para examinar uma variedade de habilidades cognitivas, incluindo velocidade de processamento de informações, atenção, memória, linguagem e funções executivas, que são necessárias para o comportamento direcionado por objetivos.
O profissional que realiza essa avaliação é o neuropsicólogo.
Grande abraço,
Josué Wesley
É avaliado por um psicólogo que tem especialidade em Neuropsicologia, por isso se chama Neuropsicólogo.O exame têm como finalidade avaliar as funções cognitivas gerais ou seja analisar todas os aspectos emocionais e da personalidade do individuo.Espero que tenha te ajudado, boa sorte!
Olá, bom dia!
Para que seu filho realize esse teste, você precisará buscar um neuropsicólogo. Que é um psicólogo com especialidade em neurologia.
O teste neurológico avalia as funções cognitivas do ser humano.
Testes Neuropsicológicos são testes específicos usados na avaliação neuropsicológica que avalia as funções executivas, atenção, concentração, aprendizado e memória, habilidades motoras, velocidade de processamento, habilidades matemáticas, e linguagem. Um exemplo é o teste WISC IV, considerado padrão ouro na avaliação neuropsicológica, o mesmo é composto por 15 subtestes.
Boa tarde!
A avaliação deve ser realizada por Neuropsicóloga (o). Existem uma gama de recursos avaliativos que podem ser utilizados (à critério do avaliador) e têm como intuito avaliar o funcionamento neurológico e questões emocionais; a partir da combinação desses dados , fazer um diagnóstico final mais abrangente.
Por exemplo, uma criança com dificuldade na fala, pode ter problemas neurológico e/ou emocionais; este profissional, é capacitado para avaliar tal condição.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.