O que fazer quando uma pessoa tenta o suicídio e não aceita ir ao psiquiatra? Como convencê-la?

4 respostas
O que fazer quando uma pessoa tenta o suicídio e não aceita ir ao psiquiatra? Como convencê-la?
Procure se comunicar com a parte saudável da pessoa sem pronunciar qualquer juízo de valor ao que percebes que a pessoa demonstra sentir. Aja com ela como gostarias que as pessoas agissem contigo caso te sentisses desesperançada, aja amorosamente e livre de ameaças e imposições. Fale, Ouça e Respeite o Silêncio que possa surgir, ouvindo muito mais a ti mesmo, neste momento, do que a pessoa em questão.
Boa sorte e sabedoria para lidar com o processo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ideal nesse caso é sempre ligar para o SAMU (quando houver tentativa de suicidio), pois independente se a pessoa aceitar ajuda ou não sendo atendida pelo serviço de emergência, já sera encaminhada para o psiquiatra e psicologo que irão propiciar o tratamento adequado.
Nesse caso acho interessante buscar convece-la primeiramente buscar um psicólogo que a acolherá e consequentemente com muita, cautela e cuidado ira indica-la a um psiquiatra. Diante do mencionado , será de grande ajuda o ato medicamento pescrito por psiquiatra e manutenção do acompanhamento psicológico.
olá! Essa situação é algo bem preocupante, as vezes as pessoas não conseguem aceitar que estão doentes e que precisam de ajuda, e acredita ser mais fácil tentar algo com sua própria vida. Pelo fato da pessoa não querer ajuda e ouve a tentativa, deve-se chamar a SAMU, assim eles irão socorrer a vitima e no atendimento o médico irá encaminhar para um tratamento.É importante ficar bem atento com essa pessoa, não deixar ficar sozinho até que se tenha um tratamento adequado. Espero ter lhe ajudado!

Especialistas

Evandro Batista

Evandro Batista

Psicólogo

São Gonçalo Do Rio Abaixo

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Jacqueline Guimarães

Jacqueline Guimarães

Psicólogo

Goiânia

Caroline Manhães

Caroline Manhães

Psicólogo

Vila Velha

Camilla Gomes Hastenreiter

Camilla Gomes Hastenreiter

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 124 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.