O que hipersensibilidade tardia?

3 respostas
O que hipersensibilidade tardia?
Discordo da opiniao das especialistas que me antecederam. A hipersensibildade tardia deve ser diagnosticada e tratada por medico especialista (e.g. Alergista , Imunologista Clinico , Reumatologista, entre outros) pois trata-se doenca que pode envolver etiopatogenia multipla. Os aspecto nutricional pode ser um dos fatores , sendo o Nutricionista co-participe no tratamento da doenca em tela.

A Hipersensibilidade é uma reação excessiva do nosso próprio sistema imunológico frente a um antígeno/alérgeno (substáncia, partícula ou molécula capaz de gerar resposta imunológica).
Diante disso, a Hipersensibilidade Tardia de contato ocorre quando temos essa reação exacerbada num período de 24-72 horas, ou seja, de 1 a 3 dias. Já a reação de Hipersensibilidade tardia granulomatosa pode levar de 21-28 dias para manifestar, sendo a mais grave.
Lembrando que as reações de Hipersensibilidades tardeias podem ter relação com alimentos, fungos, bactérias, medicamentos, etc.
Quando há relação com os alimentos, torna-se essencial o acompanhamento com Nutricionista, a fim de adequar a condução dietoterápica para atender às necessidades do indivíduo.
Normalmente associamos uma causa ao efeito quando ele ocorre de forma imediata, mas nas alergias ou nas hipersensibilidades tardias, essas reações podem surgir após três a quatro dias, o que dificulta essa associação. Neste caso, é importante ouvir a opinião de um Nutricionista Clinico Funcional, que poderá ajudar a identificar a causa e reduzir os efeitos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.