O que quer dizer cataplexia?

4 respostas
O que quer dizer cataplexia?
Podemos ollhar a ansiedade sob 2 aspectos. Primeiro dento da normalidade. Ficar em estado ansioso é como um aviso, um alerta diante de algumas situaçoes de desconforto. Mas existe um aspecto patológico. Muitas vezes o paciente se encontra em situaçoes nas quais não consegue lidar. É muito difícil para ele saber o que está acontecendo. Ele sente tremores, suores, incômodos desagradáveis. O desconforto é intenso. O corpo já está sofrendo demais também. Neste caso, é necessário que haja a interação entre o psícólogo e o médico. Com este apoio, o paciente conseguirá se tratar. Os transtornos serão redimensionados para sua devida instância. Mas, na maioria das vezes, o paciente fica muito frágil. Por isso faz-se necessário a prescrição médica junto com o tratamento psicológico.

É o nome que damos para elevada fraqueza ou paralisias musculares (agudas e reversíveis) que não são acompanhadas por perda de consciência.

Existem inúmeras patologias que gravitam sobre esse termo e o profissional que você deve procurar é o Neurologista.
A cataplexia é um sintoma apresentado pelo distúrbio conhecido como narcolepsia.
Na cataplexia ocorrem episódios de atonia, perda do tônus muscular, uma espécie de fraqueza muscular que pode acometer o corpo inteiro ou afetar apenas uma parte dele. A pessoa fica consciente mas não consegue falar ou se mexer. Os ataques duram de segundos a minutos e podem ser desenvolvidos por fatores emocionais com riso, choro, medo ou sustos.
Cataplexia é uma perda súbita do tônus muscular. A cataplexia geralmente está associada com a doença chamada narcolepsia. Mas não são todos os pacientes que têm narcolepsia que tem cataplexia. Abraço!