O que significa? Intensidade de sinal habitual das substâncias branca e cinzenta dos hemisférios ce

1 respostas
O que significa?
Intensidade de sinal habitual das substâncias branca e cinzenta dos hemisférios cerebrais. Não há lesões com restrição a difusão
Boa noite,

A Ressonância Magnética gera uma imagem baseada na resposta eletromagnética da água em nosso corpo, de modo que, por meios computadorizados (algoritmo), há a formação de imagem com "sinais" diferentes a depender da estrutura em que está sendo realizado o estudo de ressonância.

No caso do Cérebro, possuímos a substância cinzenta, que é composta por camadas de corpos neuronais, e a substância branca, que primordialmente possui mais axônios, e portanto, por terem constituintes diferentes, geram sinais diferentes à ressonância.

Quando o laudo descreve que a intensidade de sinal encontra-se "habitual", demonstra normalidade das estruturas.

Já quanto a "restrição a difusão", a sua ausência indica que não há lesões, sendo a sequência de difusão utilizada principalmente para detecção de AVC (derrame cerebral).

Então seu exame diz que o cérebro encontra-se normal para substância branca e cinzenta e que não há lesões na difusão (não havendo, por exemplo, AVC).

No entanto, é importante lembrar que a Ressonância é um exame mais completo que apenas uma análise de difusão e de intensidade de sinal, devendo ser estudado em um contexto mais amplo, principalmente voltado para a queixa do paciente e no que está sendo pensado pelo médico assistente como possíveis alterações clínicas; ou seja, mesmo uma Ressonância dita "normal" não exclui várias patologias neurológicas.

Deste modo, sugiro que retorne ao seu médico assistente que solicitou o exame, estando em mãos tanto com a imagem quanto com o laudo, para que uma avaliação pormenorizada seja feita e uma conclusão adequada, relacionando clínica e radiologia, possa ser feita.

Espero ter sido de alguma ajuda.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!