O que significa quando a mulher tem tendência a ter ovário policístico mas não tem de fato? Como

3 respostas
O que significa quando a mulher tem tendência a ter ovário policístico mas não tem de fato? Como isso pode interferir na queda de cabelo?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. A síndrome do ovário policístico é uma síndrome endócrino-metabólica de importante componente genético e hereditário. Os critérios diagnósticos são: 1)irregularidade menstrual; 2)acnes, excesso de pêlos, oleosidade excessiva da pele, queda de cabelo; 3)aumento dos hormônios androgênicos;4) cistos nos ovários. Se você tem 2 dos 4 critérios, você tem ovário policístico. Se você não tem pelo menos 2 dos critérios, você não tem a síndrome. Não existe essa "tendência" a ovário policístico.
O controle ou perda de peso, atividades físicas e dieta pobre em gordura e carboidratos podem ajudar no tratamento da síndrome.
Algumas mulheres com ovário policístico podem ter sintomas androgênicos como acne, oleosidade excessiva da pele, excesso de pêlos e queda de cabelos. Esses sintomas podem ser tratados com uso de anticoncepcionais e uso de medicações anti-androgênicas.
Converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Amanda de Araujo Laudier
Endocrinologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
A síndrome dos ovários policísticos como toda síndrome envolve um conjunto de sinais e sintomas. Muitas vezes a paciente pode ter somente a ultrassonografia com a presença de ovários micropolicisticos, porém sem apresentar outros critérios necessários ao diagnóstico como a presença de pêlos em excesso, pele oleosa, perda de cabelo.
O tratamento da queda de cabelo ( alopecia androgênica) envolve a mudança do estilo de vida sempre com dieta e atividade física regular, além de medicamentos que controlam os valores de hormônios masculinos no sangue. Há estudos com medicamentos injetáveis no couro cabeludo.
Procure um Endocrinologista com experiência nesta área.
Att,

Dra Amanda de Araújo Laudier
Dr. Juliano Augusto Brum Scheffer
Ginecologista
Belo Horizonte
O diagnóstico de SOP é baseado nos critérios de ROtterdan. Logo a pessoa tem ou não tem. Porém existem outros quadros que mimetizam os sinais e sintomas de SOP. Portanto procure seu médico para o diagnóstico correto e o tratamento adequado

Especialistas

Fernanda Pedroni Lajner

Fernanda Pedroni Lajner

Ginecologista, Mastologista

Barueri

kyung Koo Han

kyung Koo Han

Ginecologista

Barueri

Paulo Maurício Soares Pereira

Paulo Maurício Soares Pereira

Ginecologista, Mastologista

Rio de Janeiro

Giulianna Pansera

Giulianna Pansera

Médico clínico geral

São Paulo

Simone Brunelli

Simone Brunelli

Nutricionista

Sorocaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 620 perguntas sobre Síndrome do ovário policístico - SOP
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.