O trabalho do psicólogo na terapia e mudar a forma de pensar do paciente ?

14 respostas
O trabalho do psicólogo na terapia é mudar a forma de pensar do paciente ?
Oi! O trabalho do psicólogo é de fornecer à pessoa que o procura todas as condições para que ela possa se questionar em ambiente seguro e privilegiado. Um espaço e um tempo onde a pessoa se sinta à vontade para se expressar, para falar de seus sintomas sem ser julgada, que seja escutada, enxergada, onde se sinta bem, e se não se sentir bem, que tenha abertura, coragem e confiança de falar sobre isso. Enfim, dar à pessoa uma conjuntura onde se crie uma relação especial com o psicólogo, uma aliança terapêutica. Dentro desta relação, abre-se a possibilidade de haver mudança na forma de pensar, sentir e querer da pessoa atendida. Porém, quem muda a forma de pensar é a própria pessoa, o próprio paciente. O trabalho do psicólogo não chega a tanto, ele não é onipotente, não pode mudar nada em ninguém, pois são mudanças que se operam de dentro para fora.

Olá! a terapia é um espaço seguro de acolhimento onde o paciente pode se colocar como quiser sem medos ou receios. O papel do psicólogo é trazer para o paciente seu próprio discurso mostrando os padrões que ficam implícitos e colocando para que o paciente reflita nas sua fala e ações. Como consequência disso a busca é que surja uma nova consciência de si mesmo que altera a forma do paciente pensar.
Bom Caminho!
Olá, o papel do psicólogo é de ajudar o paciente a ver algo que não está sendo visto e, a partir daí, decidir mudar ou não! Muito comum o paciente desistir da psicoterapia justamente porque não quer mudar nada. O psicólogo aponta o caminho, mas quem deve trilhar é o paciente, de estiver disposto à isto.
Olá! Na terapia você encontrará um espaço de acolhimento e entendimento onde poderão ser discutidas e tratadas muitas questões para que você melhore e tenha mais equilíbrio em sua vida. A mudança de pensamento é consequência desse trabalho, que pode vir a acontecer ou não, dependendo do seu objetivo. O psicólogo é alguém que te guiará nesse caminho. Cuide-se bem!
Olá! O papel do psicólogo é auxiliar o paciente na busca do autoconhecimento, entendendo seus pensamentos e comportamentos. A mudança de pensamentos pode ocorrer como uma consequência do processo psicoterápico, que irá depender da vontade e necessidade do paciente.
Nao. o psicologo nao muda ninguem! Assim como ninguem muda ninguem! Voce mesmo busca se conhecer e o psicologo mostra os caminhos que muitas vezes voce nao esta conseguindo enxergar. Como se fosse um GPS (psicologo) e vc o motorista do carro. Voce mostra onde quer chegar (seu objetivo, queixas) e o psicologo mostra os caminhos que voce tem... vc vai se quiser, vc escolhe qual caminho buscar... espero tê-lo ajudado.
A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem da psicologia a qual tem como pressuposto que a sua interpretação de uma situação influencia em como você vai se sentir e se comportar diante dela. E como você se comporta também influencia nas suas emoções e interpretações.

Assim sendo, sua proposta principal, além de acolhimento e escuta ativa, é ajudar o paciente a aprender a identificar e descrever qual é a sua interpretação de cada situação, assim como sentimentos e comportamentos diante dela. Para assim, o paciente conseguir (em colaboração com o terapeuta) analisar melhor suas interpretações, escolher e planejar com mais eficácia como e o que fazer em relação aos diferentes contextos em que está inserido e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida.
O trabalho do psicólogo e psicanalista consiste na escuta ética e singular do sujeito, fazendo com que esse sujeito possa escutar aquilo que passa despercebido em seus ditos, para, então, conseguir se implicar e elaborar acerca dos seus sintomas e daquilo que lhe aflige. Por meio da fala, é possível desconstruir alguns ideias e criar outro novos nos quais ele se identifique um pouco mais.
Espero ter ajudado, estou à disposição.
Boa noite, a forma de alguém pensar influencia nos seus sentimentos e comportamentos. Entender porque alguém pensa de determinada forma, como essa forma se relaciona com suas crenças e medos, procurar outras formas de interpretar a realidade, questionar os pensamentos, entender como os pensamentos podem provocar sofrimento psíquico, tudo isso faz parte do trabalho do psicólogo que trabalha com a abordagem Cognitivo Comportamental. Porém, mudar os pensamentos é algo que depende do paciente, não é uma mudança que o psicólogo deva ou possa fazer.
Espero ter ajudado!
Não necessariamente. Às vezes, o paciente está pensando bem as coisas, mas está infeliz aonde está. Ele, às vezes, já tem consciência, mas não tem força de ação, de fazer a mudança necessária. O psicólogo pode ajudar a deixar a vida mais fluida.
Olá. Não somente isso. A experiência psicoterápica é um espaço integralmente do cliente, com duração média de 50 minutos semanais. Esse momento é totalmente individualizado e indicado a todos que estão buscando resolver questões pessoais, alguma dificuldade em sua vida ou se conhecer melhor. A psicoterapia é uma ferramenta de profundo crescimento e desenvolvimento pessoal. O objetivo das sessões é buscar, junto ao cliente, um aprimoramento e desenvolvimento de novos comportamentos baseados em situações vividas. Assim, por meio do processo, o cliente toma mais consciência a respeito de seus sentimentos, emoções e sensações, passando a usufruir de todo o seu potencial. Quais os benefícios? Aumentar a gestão emocional, passando a possuir maior facilidade para lidar com emoções e pensamentos difíceis, ampliando a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades impostas pela vida.

Sendo assim, o cliente aprende a resolver os problemas com maior autonomia e assertividade, fortalecendo habilidades interpessoais, como empatia e comunicação.
Desenvolver seu autoconhecimento (ao tomar consciência dos obstáculos que o impedem de crescer e dos recursos e suportes que possui para superá-los, a pessoa chega mais perto de alcançar seu máximo potencial).
O papel do psicólogo clínico, a meu ver, consiste em promover o acolhimento do cliente e por meio de atitudes facilitadoras, promover condições para que esse indivíduo possa localizar e expandir suas potencialidades. É o próprio cliente que sabe aquilo de que sofre. Todas as nossas ações enquanto clínicos está em centrar no interesse que a pessoa tem em conhecer a si mesmo, cada vez mais. Para assim, poder processar o seu crescimento e encontrar saídas para superar seus obstáculos da vida.
Em resumo, é muito mais sobre acreditar no potencial do outro e facilitar para que este floresça, do que “perceber algo no outro”.
Olá, tudo bem? A psicoterapia não tem uma função de mudar pensamento de forma direcionada ou proposital, mas sim possibilitar junto do cliente novas formas de ver o que está ocorrendo com este, procurar esclarecer situações, além de trabalhar em possibilidades de mudanças dentro do alcance deste sem prejudicar outras pessoas ou a si próprio. O foco é que o indivíduo consiga trabalhar com suas dificuldades, realizar interpretações e análises, além de estar independente e seguro em suas tomadas de decisões. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Como vai? Na verdade, na terapia, o foco é promover uma maior consciência emocional e integração pessoal. Terapeuta e paciente, vão explorar, em conjunto, os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos, buscando trazer à consciência experiências não resolvidas. O objetivo é facilitar um processo de descoberta pessoal e autenticidade, estimulando o crescimento através da consciência do aqui e agora. No meu caso, busco atuar como facilitadora desse processo, oferecendo suporte e reflexão para ajudar o paciente a integrar sua experiência emocional e encontrar formas mais adaptativas de se relacionar consigo mesmo e com os outros.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!