O transtorno esquizoafetivo de tipo misto pode piorar com o tratamento com lamotrogina? Justifico a

2 respostas
O transtorno esquizoafetivo de tipo misto pode piorar com o tratamento com lamotrogina? Justifico a pergunta devido ao fato de eventualmente poder haver discrepância na concordância de diagnóstico entre paciente e médico de modo a acarretar na possibilidade de uma prescrição não tão eficaz para determinada situação, bem como possibilidade/risco de aumento de agressividade que o medicamento possibilita e sabendo que o transtorno esquizoafetivo envolve sintomas de humor como os de irritabilidade por exemplo.
Não s espera que a lamotrigina piore o transtorno esquizo-afetivo, pois é um estabilizador de humor. Em algumas pessoas, pode desencadear, entretanto, aceleração, realmente, principalmente se usado de forma isolada e, neste contexto, poderia aumentar a agressividade, pelo aumento da irritabilidade. Como o transtorno esquizo-afetivo envolve componentes psicóticos, ele necessariamente deve ser tratado com uso de antipsicótico que, por si só, costuma ter efeito também de estabilização do humor, de modo que diminui a probabilidade de a lamotrigina causar aceleração. A lamotrigina é de uso frequente, pelos psiquiatras, em transtornos que envolvem alterações do humor. Se houve piora, a primeira pessoa a ser comunicada é seu médico, pois ele poderá diagnosticar se ela ocorreu devido ao remédio ou devido à evolução natural do transtorno, pois fases de piora podem ocorrer mesmo com medicação correta, que pode necessitar de correção de doses antes de ter sua eficácia completa. Nem sempre, inclusive, que uma medicação não estiver dando certo (SE for este o caso), há necessidade de trocar de médico. Não é possível prever com certeza a reação de cada paciente. Existem medicações corretas para cada tipo de transtorno, mas se trata de grupos ou seja, diferentes medicações podem ser úteis em diferentes pacientes (ou diferentes doses) e o médico competente pode corrigir os rumos do tratamento, quando necessário.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A lamotrigina pode ser útil para estabilizar o humor em transtornos como o esquizoafetivo, mas pode não ser eficaz para controlar sintomas psicóticos, como alucinações e delírios. Em alguns casos, pode até aumentar a irritabilidade ou agressividade. Para o transtorno esquizoafetivo, é importante combinar antipsicóticos com estabilizadores de humor. Se a lamotrigina não estiver sendo eficaz ou causar efeitos negativos, pode ser necessário ajustar o tratamento, com a inclusão de medicamentos mais específicos para os sintomas psicóticos.
Se precisar de mais orientações, agende uma consulta comigo para discutir a melhor abordagem.

Especialistas

Fernanda Fonseca Rocha

Fernanda Fonseca Rocha

Psicólogo

Gravataí

Pedro P. de A. Chaves

Pedro P. de A. Chaves

Psicólogo

Rio de Janeiro

Jenifer Angélica Carneiro

Jenifer Angélica Carneiro

Psicólogo

São José dos Campos

Marcia Santos Velloso de Carvalho

Marcia Santos Velloso de Carvalho

Psicólogo

Rio de Janeiro

Irene Teresa Vieira Fabretti

Irene Teresa Vieira Fabretti

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 72 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.