O tratamento para o TOC de orientação sexual(HOCD) é o mesmo para os outros tipos de TOC?

11 respostas
O tratamento para o TOC de orientação sexual(HOCD) é o mesmo para os outros tipos de TOC?
Tanto um quanto o outro indico além do acompanhamento médico , o acompanhamento psicológico pela Terapia Cognitiva Comportamental.

Olá,

Cada paciente com TOC apresenta sintomas bem particulares. Em suma, o tratamento é o mesmo - cabe ao terapeuta cognitivo fazer uma boa conceituação do caso para compreender o funcionamento do paciente, para em seguida entrar com as técnicas mais adequadas. Nessa avaliação, é importante detectar quais as obsessões, compulsões e evitações mais frequentes, bem como identificar se o TOC é predominantemente obsessivo ou não (na minha experiência, pacientes com obsessões sobre orientação sexual tendem a ser mais obsessivos, mas isso não é um padrão). A TCC é o tratamento de escolha para o TOC em geral, também sendo muito adequada para pessoas com obsessões sobre orientação sexual.
cada segmento de psicoterapia deve seguir uma linha de trabalho. a terapia comportamental cognitiva tem seu protocolo de atendimento que sugere as intervenções mais adequadas para um problema. no caso de TOC, o protocolo sempre será o mesmo, adequando-se às particularidades de cada um dos sintomas que o cliente apresentar. um abraço!
Olá! Sim. Creio que esta seja a melhor abordagem para trabalhar este contexto em que está vivendo! Busque ajuda o quanto antes, pois como sente que sua vida acaba sendo "travada" por estes pensamento necessita de auxílio efetivo! Um abraço!
A TCC é uma abordagem indicada para o TOC de orientação sexual sim. É uma abordagem MUITO eficaz para esse problema, pois o tratamento, apesar de suas particularidades, é bem parecido com o TOC.

Espero ter ajudado vc.
Abs
Sim. O TOC pode ser exclusivamente obsessivo (pensamentos intrusivos), ou ritualístico (manias com objetivo de neutralizar algum pensamento ou sensação negativa). Se você está falando de ideias sexuais negativas e intrusivas, o melhor tratamento será a combinação de TCC e medicação. Cada linha psicológica pode abordar o problema de modo diferente e existem diferenças técnicas na condução de diferentes tipos de TOC. Na TCC o princípio do tratamento é o mesmo, pois o TOC que envolve a execução de rituais geralmente é acompanhado de pensamentos intrusivos.
Independente do tipo de obsessão (pensamentos recorrentes e intrusivos), o Toc é uma forma de pensamento. A TCC visa trabalhar as formas de pensar do indivíduo. Portanto, em linhas gerais, qualquer que seja o conteúdo das obsessões, as mesmas são trabalhadas na TCC (integram as chamadas técnicas cognitivas), além das técnicas comportamentais que também costumam ser usadas.
Sim. A nível de pensamentos obsessivos a indicação continua a mesma. Pautada em exposição gradual com o intuito da mente ir habituando-se a processar pensamentos considerados aversivos
Olá, sim o manejo é o mesmo. Espero ter ajudado.
Olá. Sim a Terapia Cognitivo Comportamental é a mais indicada para o tratamento do Toc e também para o tratamento do Toc de Orientação Sexual, visto que a Tcc trabalha com os pensamentos e emoções que se apresentam disfuncionais, para que ocorra a reestruturação cognitiva e mudança no comportamento. Faz-se necessário combinar a terapia com o acompanhamento psiquiátrico. Há tratamento.abraço.
Olá, tudo bem? Sim, o tratamento será o mesmo. Recomendo buscar um terapeuta cognitivo-comportamental, pois esta abordagem é estruturada e focada no problema, e ela conseguirá trabalhar os pensamentos obsessivos e fará isso através de protocolos específicos para esse tipo de demanda. Espero ter ajudado.