O uso de Cloridrato de Sertralina pode causar o atraso da menstruação?

8 respostas
O uso de Cloridrato de Sertralina pode causar o atraso da menstruação?
Olá. É possível que ocorra um atraso menstrual pelo uso da sertralina devido aumento da prolactina. Porém, este efeito é considerado raro, ocorre em menos de 0,1% dos pacientes. No entanto, outras medicações ou outras condições clínicas podem alterar os níveis de maneira mais proeminente. Portanto, sugiro procurar o seu médico para avaliar estas inúmeras causas e solicitar os exames necessários. Abraço.

Como já apontado alguns medicamentos podem ter maior influência no atraso do ciclo menstrual através do aumento da produção de prolactina. Isso é mais esperado durante o uso de medicamentos que agem em receptores de dopamina como os antipsicótiocos, principalmente no que se refere a Risperidona.
Como a Sertralina tem mecanismo de ação principal através de receptores de serotonina não é esperado que provoque atraso menstrual, é algo mais raro.
Médicos psiquiatras são os profissionais mais indicados paga responderem essa pergunta. Em uma dúvida mais imediata deve ser consultada a bula do medicamento em efeitos colaterais.
Sim, alguns medicamentos psiquiátricos e neurológicos podem ter como efeito colateral a desregulação do ciclo menstrual. Esses efeitos colaterais devem ser comunicados ao (a) médico (a) para que ele (a) possa fazer a avaliação da continuidade ou alteração do medicamento.
Algumas pacientes queixam-se, sim, de alteração de ciclo quando usam SERTRALINA.
Oriento que procure seu médico.
Isso não é nada que não pode ser resolvido com ajuste de dosagem, troca de medicamento ou, algum medicamento para regular suas taxas hormonais.
Aliás, seu médico deve pedir exame de sangue para verificar corretamente as causas da desregulação do ciclo.
em todos casos, não há motivo para apavoramentos!
Como já os colegas a cima falaram o Cloridrato de Sertralina pode causar sim uma desregulação da menstruação a causa do aumento da prolactina, mas nada que não se possa controlar apos os devidos exames de sangue para conhecer as taxas hormonais. Consulte o medico que indicou o medicamento ele poderá esclarecer melhor sobre os efeito que o medicamento está ou pode provocar em teu organismo.
Pode causar uma desregulação devido ao aumento da prolactina o que modifica outras questões orgânicas, também. O importante que deva ser levado em consideração em relação a dosagem e os efeitos percebidos pela medicação. Seu médico sempre deverá ser consultado.
Eventualmente, a própria depressão e a rebaixamento do humor pode ocasionar um atraso na menstruação, por conta da variação hormonal. É um efeito possível, mas talvez acertando a dose, o mesmo volte ao normal. Uma dica é mantar sempre seus exames em dia, para saber se a taxa de Estrogênio e Progesterona estão bons.