O uso do Somalium de 3 mg pode causar Alzheimer?Tomo à 19 anos.Obrigada

3 respostas
O uso do Somalium de 3 mg pode causar Alzheimer?
Tomo à 19 anos.
Obrigada
Bom dia, essa medicação pertence a classe dos benzodiapínicos, são dos pisocfármacos, a classe mais utilizada. Porém é uma medicação que tem ação curta. O uso prolongado pode acabar causando dependência e resistência, sendo necessárias doses cada vezes mais altas para obter o mesmo efeito. Um grande perigo no uso dessa medicação por idosos é o risco de queda. Existem muitos estudos que mostram associação do uso ao longo prazo e distúrbios cognitivos como esquecimento.
É necessário buscar um psiquiatra para rever essa prescrição e pensar em uma alternativa que a longo prazo tenha menos efeitos colaterais e possa de fato tratar a patologia base.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300

Olá! Por muito tempo se acreditou que o uso de medicamentos da classe citada (benzodiazepínicos) pudessem causar ou mesmo precipitar quadros demenciais. Com estudos recentes, pudemos ver que de fato o uso prolongado causa um prejuízo na memória (esquecimentos) e aumenta o risco de quedas, porém que não é uma causa direta no surgimento de quadros demenciais.
Busque um profissional para avaliar sua prescrição atual e entender melhor o seu caso. Abraço
O uso do Somalium por 19 anos, não é um tratamento e sim um hábito (e com certeza um mau hábito). Como ele provoca um relaxamento maior da musculatura durante o sono, pode estar dificultando sua respiração durante o sono profundo. Se estiver roncando ou acordando cansada, aconselho a fazer uma polissonografia para ver como está a estrutura do seu sono. Se estiver tendo apneias e diminuições da saturação de oxigênio, aumenta a chance de aparecimento de demência.