O vírus CMV pode ser apenas de uma herpes simples? Se sim, como identificaremos ?

3 respostas
O vírus CMV pode ser apenas de uma herpes simples? Se sim, como identificaremos ?
O vírus CMV - Citomegalovírus - pertence à família dos Herpesvírus, mas é um vírus diferente do vírus Herpes (HSV), e causa doenças diferentes. Ambos (HSV e CMV) provocam doenças em pessoas com deficiência no sistema imunológico, raramente causam sintomas ou doença grave em pessoas imunocompetentes.

Apesar de ser da mesma família que os herpes simples, o Citomegalovírus (CMV) é um vírus totalmente diferente. Ele não costuma evoluir por crise e geralmente não causa sintomas, mesmo na infecção aguda, para pessoas com imunidade normal.

Ao causar sintomas, os mesmos podem ser os mais variáveis, desde lesões gastro intestinais, passando por ínguas ou até mesmo meningite, mas ele não causa lesões de pele com o herpes simples.

A maior preocupação com este vírus é em pessoas com imunidade muito baixa como pessoas transplantadas. Mas pode afetar em quem tem imunidade normal, mas em menor escala e geralmente quadros mais brandos.
Concordo com a resposta da Dra Keila,salientando que existe exame laboratorial específico para pesquisa de anticorpos contra o citomegalovírus.