Oi, boa noite! Achei um carrapato no meu filho. Ele tem 1 ano e 5 meses e nós moramos em um sítio, m

Oi, boa noite! Achei um carrapato no meu filho. Ele tem 1 ano e 5 meses e nós moramos em um sítio, mas essa foi a primeira vez que encontrei um carrapato nele. Consegui retirar o carrapato inteiro e, até o momento, ele não apresenta nenhum sintoma. Está super bem, ativo e se comportando normalmente. Mesmo assim, estou preocupada por ele ser pequeno e estou na dúvida se devo levá-lo à UPA para uma avaliação, mesmo estando sem sintomas. Vocês acham necessário?

6 respostas


olá! realmente sua preocupação é valida e deve ser avaliada por um médico devido a chance de febre maculosa! o ideal é levar na unidade basica de saude mais proxima ou em um pediatra de preferencia para avaliação!

Dra. Camila  Solek

Dra. Camila Solek

Médico clínico geral

Balneário Camboriú

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá, boa noite O carrapato pode ser vetor da bactéria causadora de Febre Maculosa. Caso o sítio esteja situado em local endêmico de Febre Maculosa há motivo para preocupação. É possível esclarecer se o local oferece risco através do site Gov.br > painel Febre Maculosa. Neste caso fique atento ao surgimento de sinais e sintomas no período de 2 a 14 dias após o evento do carrapato: febre alta, queda do estado geral, enjoo, vômito, manchas vermelhas. Procure assistência médica logo no início dos sintomas porque tratamento instituído precocemente evita a evolução para um quadro grave.


Olá, observe seu filho. Leve á UPA se tiver febre alta, que aparece de 2 a 14 dias após a picada, dor de cabeça forte que não passa com remédios comuns, dores musculares e nas juntas, cansaço extremo e falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia e dor na barriga, além de manchas vermelhas que surgem dias depois, começando geralmente nos punhos, tornozelos, palmas das mãos e solas dos pés. Na UPA fale do carrapato.


Se o carrapato foi retirado inteiro e a criança está bem, não é obrigatório levá-la à UPA apenas pela picada. Lave o local com água e sabão e observe a criança durante os 14 dias seguintes. Se surgir febre, dor de cabeça, manchas pelo corpo, dor muscular, vômitos ou alteração do estado geral, procure atendimento no mesmo dia e informe claramente que houve contato com carrapato. Na ausência de sintomas, antibiótico preventivo não é recomendado de rotina. Também procure avaliação se aparecer vermelhidão crescente, secreção, inchaço importante ou dor no local.


Ola! Se a criança está bem e sem febre ou exantema (vermelho pelo corpo) não é necessário levar ao pronto atendimento. Mas caso os sintomas surjam, lembre-se de avisar ao médico sobre a presença do carrapato.

Dra. Marcela Bicalho

Dra. Marcela Bicalho

Nefrologista pediátrico

Ribeirão Preto

Agendar consulta

Leve a criança para atendimento médico.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.