oi ! minha filha adolescente esta com dificuldade de relacionamentos com amigos, fica em casa direto

10 respostas
oi ! minha filha adolescente esta com dificuldade de relacionamentos com amigos, fica em casa direto só sai para ir ao colégio, fica em casa lendo livros e na internet.quando pergunto pelos amigos fala que não se identifica com eles, no colégio são todos chatos, crianças só falam bobagem, como ajuda la a socializar mais?
Tente conversar com ela para entender melhor, porque ela têm essas imagens dos colegas da escola, propicie a ela ambiente onde ela possa se sentir segurança para falar a respeito disso, contudo, se sentir dificuldades em falar com ela busque orientações com um psicólogo (de preferência um que tenha experiência com crianças e adolescentes), para melhor conduta do caso. Um abraço

Sua filha quer se socializar mais?
Talvez ela esteja preferindo ficar sozinha.
Vamos apenas tomar cuidado para não a obrigarmos a fazer coisas que ela nao queira.
Na adolescência passamos por diversas modificações, não só físicas, como também psicológicas. Tais mudanças afetam diretamente o sujeito, que pode encontrar maior ou menor dificuldade para superar esta fase da vida. É importante que sua filha seja acompanhada por um profissional competente, que irá auxiliá-la psicologicamente a superar a fase conturbada, minimizando as chances de possíveis danos e proporcionando bem estar.
Acredito que precisariamos entender melhor o por quê ela pensa assim dos colegas, talvez nem ela mesma saiba especificar, sendo aconselhado psicoterapia para ela poder se autoconhecer e desenvolver as habilidades necessárias para um melhor convivio com os colegas. Além disso, seria interessante inseri-la em outros contextos sociais, por exemplos as atividades extra turno, como dança, futebol, pintura ou qualquer atividade que ela tenha interesse. Assim ela conheceria mais adolescentes e quem sabe em um grupo menor consiga ter um melhor desempenho.
Antes de sugerir estratégias para ela socializar mais é preciso procurar entender melhor essa oposição a socialização. Provavelmente há motivos internos ou externos que levam a isso e esses precisam ser melhor compreendidos antes de buscar mudar esse comportamento. É importante frisar que normalmente é muito importante para os adolescentes socializarem com outros jovens da sua idade e não conseguir realizar isso pode ser fonte de muito sofrimento para eles. Também é possível que seja apenas uma característica dela ser mais introspectiva. Sendo assim a fim de se conhecer melhor o que está acontecendo para assim poder ajuda-la da melhor maneira possível, sugiro que procure um psicólogo que tenha experiência com adolescentes, tenho certeza que isso será muito útil para a sua filha.
Olá, nessa idade pode haver uma vontade de ficar em casa, no ambiente conhecido e fazendo as atividades que dão maior satisfação. Isso não precisa ser um problema. Eu recomendaria um contato com a orientadora educacional da escola para verificar se está havendo algum tipo de problema de relacionamento com os colegas durante o horário escolar, apenas para afastar a hipótese de ela estar sofrendo algum tipo de bullying e não estar compartilhando o fato em casa. Isso, sim, poderia ser um ponto de atenção.
Olá querida, para uma resposta satisfiaria, sugiro procurar um especialista para uma avaliação psicológica.
É preciso investigar melhor esses pensamentos e comportamentos da sua filha, sugiro que você converse com ela calmamente a fim de saber o que acontece no colégio, como são as atividades que ela faz no colégio, etc, a fim de entender o porque dela não querer ter relacionamento com os colegas, se isso não funcionar, sugiro que você procure um psicologo para estar auxiliando.
Olá. A adolescência representa um período de várias mudanças físicas e psicológicas importantes. É característico desta fase para muitos adolescentes a introspecção, como também não conversar com os pais sobre o que está acontecendo gerando esta angústia. Sugiro que procure um Psicólogo\a para que neste espaço a sua filha( se ela desejar) possa falar e entender as suas emoções e dúvidas tão caracteristicas dessa idade.
Há meios de ajudar nesta fase. Abraço
Olá, sugiro que você busque um profissional da psicologia que possa avaliar melhor essa queixa, pois ele conseguirá te dar suporte e orientar sobre essa situação. Espero ter ajudado. Abraço!