Oi sou mae de 3 filhos sendo 1 casal do primeiro casamento e 1 menino do atual.....do primeiro casam

2 respostas
Oi sou mae de 3 filhos sendo 1 casal do primeiro casamento e 1 menino do atual.....do primeiro casamento tenho apenas 1 menino autista...sera que a generica veio do pai do primeiro casamento? e queria saber se tem chance de ter mais filho autista no segundo casamento sendo assim ...porque ja tenho 3 filhos e apenas 1 tem autismo.....é uma duvida
Olá, compreendo sua preocupação e dúvida sobre a origem genética do autismo e o risco de recorrência em futuras gestações. O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição complexa com causas múltiplas, envolvendo tanto fatores genéticos quanto ambientais.

Quando se trata da genética do autismo, não é tão simples associar diretamente a condição a um dos pais. O autismo é influenciado por uma combinação de múltiplos genes, e não é causado por um único gene específico. Além disso, em muitos casos, o autismo surge de mutações genéticas que ocorrem pela primeira vez na criança e não são herdadas dos pais.

Sobre a possibilidade de ter outro filho com autismo em um segundo casamento, é importante lembrar que cada gravidez é única. Embora ter um filho com autismo possa aumentar ligeiramente o risco em gestações futuras, a maioria dos pais de crianças com autismo tem filhos sem o transtorno. O fato de você já ter três filhos, e apenas um deles ser autista, sugere que o risco em gestações futuras pode não ser significativamente maior.

Entendo que essa situação possa trazer incertezas e preocupações. Se você está considerando ter mais filhos e tem dúvidas sobre o risco de autismo, uma teleconsulta com um especialista, como um geneticista ou um neuropediatra bem avaliado nesta plataforma, pode ser muito útil. Nessa consulta, você pode discutir seu histórico familiar, suas preocupações e receber orientações baseadas no seu caso específico.

Lembre-se de que, independentemente dos fatores genéticos, o apoio e o acompanhamento adequados podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento e bem-estar de uma criança com autismo. Cada criança é única, com seus próprios desafios e potenciais, e merece cuidados individualizados e cheios de amor.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Olá! O autismo é uma condição altamente genética, mas é importante entender que é também muito complexa. Não é causada por um único gene, mas sim por muitos genes diferentes que podem contribuir para o desenvolvimento do autismo¹².

Pesquisadores descobriram que quando um gêmeo idêntico tem autismo, há cerca de 80% de chance de o outro gêmeo também ter. A taxa correspondente para gêmeos fraternos é de cerca de 40%¹. Isso sugere que a genética desempenha um papel importante, mas o ambiente também pode contribuir.

Além disso, é importante notar que mesmo que um gene associado ao autismo seja herdado, isso não significa necessariamente que a pessoa desenvolverá autismo¹. Muitos desses genes estão associados à comunicação entre neurônios ou controlam a expressão de outros genes¹.

Portanto, embora a genética possa desempenhar um papel no autismo, é uma interação complexa de muitos fatores. Se você tem preocupações específicas sobre a saúde de seus filhos, recomendo que converse com um profissional de saúde, como um geneticista ou um médico especializado em transtornos do desenvolvimento. Eles podem fornecer informações mais detalhadas e personalizadas para a sua situação. Espero que isso ajude a esclarecer um pouco a sua dúvida!