Oi,Tenho um relacionamento de anos com uma pessoa que teve o diagnóstico de bipolaridade a pouco tem

13 respostas
Oi,Tenho um relacionamento de anos com uma pessoa que teve o diagnóstico de bipolaridade a pouco tempo. Tudo era demais, álcool, cigarro, mentiras, sexo com várias. Sempre desaparecia e falava que era devido a depressão. No meio do mês de janeiro ele desapareceu, a poucos dias voltou e me falou que teve um surto devido a bipolaridade. Esse desequilíbrio é devido a doença ou não? Isso está me prejudicando, como me ajudar e ajudá-lo?
olá. São episódios que podem compor sim um quadro bipolar.
Mas o mais importante é você avaliar se esse é um relacionamento que você quer estar, pois já identificou que os comportamentos dele estão te prejudicando. Para ajudá-lo, ele precisa querer se tratar. Mas uma terapia pode te ajudar a olhar para você e se realmente é um relacionamento que vale a pena estar.

olá! Concordo com a opinião da colega acima. O tratamento para bipolar deve ser realizado com psiquiatra (requer medicação) e terapia com psicólogo. É importante você se cuidar também - se conhecer, saber o que quer, o que não quer, decidir se realmente quer ficar nesse relacionamento e se ficar saber lidar com a pessoa com esse transtorno. Procure um profissional para te ajudar - você não precisa passar por isso sozinha.
Concordo também com as duas especialistas acima. Esse é um relacionamento tóxico, que pode levar você a sofrer sem necessidade. A bipolaridade sim traz comportamentos ambíguos, mas nada justifica o sumiço e depois a volta, como se nada tivesse acontecido. E você, como fica? Ele deve sim procurar um psiquiatra para lhe dar a medicação correta, evitar esses altos e baixos, e também fazer uma PSICOTERAPIA para se entender melhor. É desta forma que você poderá ajudá-lo.
Olá! Esses comportamentos que você relatou podem estar relacionados a algum transtorno mental sim, é ideal que ele busque um acompanhamento psiquiátrico e psicológico, porém esta vontade de melhora terá de partir dele. Pelo seu relato vi que isto vem te prejudicando, estar com uma pessoa assim não é fácil. Até então, me parece que você é quem está interessada que ele mude de postura, o que pode acabar gerando algumas decepções e frustrações em você. Busque uma terapia para cuidar de si, ter um espaço para conversar e definir algumas coisas na relação pode te ajudar.
Olá, o surto pode fazer parte sim desse transtorno. Se comprometer com o tratamento é fundamental para que o quadro fique sob controle. O tratamento requer terapia e entrada de medicação, sendo necessário o acompanhamento por psicologo e psiquiatra. Para você seria muito importante que você possa ler e estudar sobre transtorno de humor bipolar para entender melhor e procurar psicoterapia para lidar com suas questões que irão aparecer a partir deste relacionamento. Fico a disposição!
Pense em cuidar de você primeiro e procure um psicólogo para você. Não queira ser um curador para o outro. Sua preocupação mostra uma relação de codependência. Abc, Simone Noronha
Olá, imagino que não esteja sendo fácil lidar com tudo isso, ainda mais por tanto tempo. Mas respondendo sua pergunta, e reforçando a fala dos colegas, sim, este funcionamento pode estar relacionado com a bipolaridade e/ ou algum transtorno.
Existem muitas questões nesse contexto, que são delicadas e precisaria de consulta. Mas ouso afirmar que por motivos diferentes, ambos precisariam ser acompanhados por profissional da Psicologia, (ainda que sejam sofrimentos diferentes e demandas particulares). No caso da bipolaridade, é indispensável o acompanhamento com médico psiquiatra e uso da medicação (que não permite uso paralelo de álcool e seria indicado não misturar com outras drogas, inclusive).
A bipolaridade é uma alteração no humor, podendo apresentar excesso ou diminuição (euforia ou mania / disforia ou depressão). Mas existem aspectos de história de vida, família, vivências, personalidade e experiências de vida, que fazem parte do conjunto de uma pessoa que tenha bipolaridade. Reforço que, há uma melhora significativa ou qualitativa ao bipolar com um acompanhamento psicológico junto ao psiquiátrico. Entretanto, nenhum deles têm tanta eficácia se a pessoa não quiser buscar essa melhora por vontade própria.
Quando você fala que está lhe prejudicando, imagino que já alcançou um nível de consciência sobre isso, e nesse caso, é indicado que haja um diálogo entre o casal, sobre as escolhas e projeções de futuro para ambos. Por exemplo, se ele decide que não quer tratar, você escolhe não permanecer; ou o contrário, ele escolhe as melhoras no tratamento (por consciência própria e para si, não apenas por você) e nesse caso você o apoia e permanece.
Vale ressaltar que possivelmente, estar num relacionamento assim seja extremamente desgastante. Por esse, e outros motivos, você precisa fortalecer seu psicológico, emocional, entre outros aspectos. Até mesmo para ter condições de ajudá-lo caso escolha permanecer na relação. Existem muitas outras coisas dentro dessa realidade, que seria indicado conversar em uma ou mais consultas.
Se for de seu interesse, tenho experiência em atender pessoa com bipolaridade, familiar e o casal, com uma abordagem especializada em Saúde Mental. E estarei à disposição! Espero ter ajudado! Forte abraço!
A bipolaridade é uma doença que leva a variações extremas de humor. Uma característica do transtorno é a alternância entre depressão e euforia, às vezes ocorrendo de forma súbita. Os episódios de mania podem estar ligados ao abuso de substâncias, de mentiras e sexo. Já os episódios depressivos, podem aparecer nos momentos em que ele se retrai e se isola.
Ele pode ter uma vida normal se receber acompanhamento terapêutico adequado e estar com as doses do medicamento reguladas.
É muito importante você também estar em terapia, pois vivenciar tudo isso pode levar você a um quadro de estresse emocional, com risco de desenvolver depressão e outros problemas de saúde.
Olá! Sim, este desequilíbrio tem a ver com o transtorno bipolar e precisa ser tratado. A falta de tratamento causa sérios prejuízos para o próprio indivíduo e para as pessoas à sua volta. Quanto à querer ajudá-lo, a melhor alternativa é direcioná-lo para um psiquiatra e um psicólogo.
Quanto a você, se cuide também, busque apoio familiar, social e psicológico.
Olá! Pode ser que seja sim. Nem toda depressão é proveniente do transtorno bipolar, mas que tem esse quadro costuma ter reações muito intensas e precisa ser medicado e tratado com psicoterapia. Não sei se é o caso, se ele já passou em tratamento e teve esse diagnóstico (muitas pessoas usam o termo "bipolar" sem saber ao certo o que é). De qualquer maneira, é importante que ele se cuide e você também, para que vocês não sejam vítimas da doença mental e também de comportamentos reativos como esses.
Olá! Olha, as compulsões são muito comuns na bipolaridade. O transtorno bipolar é uma doença médica séria que interfere muito na vida do paciente e da sua família. Ela acaba causando um sofrimento psicológico para todos os envolvidos. Até o momento não existe cura, sendo uma enfermidade para a vida toda. Porém, se tratada, pode ser controlada e o paciente pode ter uma vida muito próxima do seu normal. O tratamento adequado envolve o uso de medicamentos, mudanças no estilo de vida do paciente e orientação psicológica com profissionais que conheçam a fundo a doença. Se a relação está te prejudicando, avalie, veja até que ponto está disposta a continuar investindo nesse sofrimento todo. Você até pode tentar ajudá-lo, mas ele precisa perceber tudo isso (os prejuízos) para querer se tratar e mudar. E isso leva tempo! Espero ter ajudado! Um abraço!
Hey, tudo bem?
Bipolaridade é um transtorno mental que precisa ser cuidado por equipe multidisciplinar (psiquiatra + psicólogo). Estar com alguém nessas condições realmente deve ser difícil. Se continuar junto dessa pessoa, apesar das dificuldades, corresponde ao que você deseja, acredito que o que você pode fazer de melhor para ajudá-lo é, primeiramente, incentiva-lo a realizar esse tratamento multidisciplinar e, principalmente, cuidar da sua saúde mental também.
Cuidar de si, pode te ajudar a lidar melhor com a situação e com os sentimentos que ela te gera. Tente! Vai te fazer bem!
Um abraço e vamos juntos!
Oi! As atitudes dele, independente do transtorno de bipolaridade que possa ter ou não, parecem estar lhe causando muito sofrimento. É muito difícil corrigir o comportamento de uma pessoa, no entanto você pode olhar para as suas ações diante disso! Será que ele está interessado em manter o relacionamento com você ou tanto faz? Diante disso, quais são as escolhas que você pode seguir? Em qualquer relacionamento, ambos devem ceder em alguns costumes para que haja uma adaptação à vida de casal, porém parece que às vezes cultiva o relacionamento muito mais do que o outro e isso causa desgaste! Ninguém é obrigado a ficar nesse papel e deve sempre buscar o seu valor... Encontre um psicólogo que possa te atender e assim te ajudar a acrescentar outras ferramentas para lidar com esse problema. Invista em você e faça a terapia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!