Oi, tomo 60mg de fluoxetina à 5 meses e carbolitium 300mg - 3cp/d, estou tendo muito espamos durante

Oi, tomo 60mg de fluoxetina à 5 meses e carbolitium 300mg - 3cp/d, estou tendo muito espamos durante o sono, sonolência excessiva e fadiga, e acordo muito cansado. Pode ser efeito colateral de alguma dessas medicações?

3 respostas


Pode sim. O ideal é você procurar seu psiquiatra assistente para que ele te ajude a compreender seu tratamento e possíveis efeitos colaterais, bem como dosagem do nível sérico de lítio para saber se está na faixa terapêutica adequada.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá, pode ser sim! É sempre importante informar o psiquiatra dos efeitos adversos que possam surgir após início de alguma medicação ou ajuste de dose para que o manejo correto seja feito. Espero ter ajudado


Boa noite, Essa combinação pode, sim, gerar esse tipo de sintoma. A fluoxetina e o lítio podem causar efeitos como sonolência, fadiga e sensação de cansaço ao acordar, e o lítio, em especial, pode estar associado a tremores ou espasmos, que podem aparecer inclusive durante o sono. Na prática, esses sintomas podem estar relacionados à medicação, à dose ou até aos níveis sanguíneos do lítio, que precisam ser acompanhados. Além disso, alterações do sono e da qualidade do descanso também podem contribuir para essa sensação de exaustão. Se esses sintomas estiverem frequentes ou intensos, vale reavaliar, inclusive com checagem dos níveis de lítio, para ajustar o tratamento com mais segurança e melhorar sua qualidade de vida.

Dra. Ilana  Souza

Dra. Ilana Souza

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.