Olá, a hormonoterapia em trans mulheres causa câncer?

4 respostas
Olá, a hormonoterapia em trans mulheres causa câncer?
Dr. Renato Gil Nisenbaum
Ginecologista
São Paulo
Olá,
o uso de hormônios inadvertidamente pode aumentar o risco para diversas doenças, dentre elas o cÂncer. Procure um especialista para entender o que seria adequado no seu caso específico
Atenciosametne

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Alexandre Kim Sangalan Sasaoka
Ginecologista, Especialista em ultrassonografia
São Paulo
Olá muito obrigado pela sua pergunta, o uso descontrolado e não orientado por um médico pode sim causar diversas doenças irreversíveis e até mesmo o câncer, por esse motivo sempre e apenas realize sob orientação de um bom médico.
Dra. Juliana Lara
Endocrinologista, Nutrólogo
Indaiatuba
O uso indiscrimado de hormônios sem dosagens seguras pode aumentar o risco de câncer. No entanto, caso estejam sendo ministrados e utilizados dentro das dosagens recomendadas por um endocrinologista, não há este risco, mesmo porque são uma maneira de compensar algum desbalanço corporal.
Em estudos de acompanhamento da população trans, foi identificado que o câncer de mama ocorre de forma mais precoce em mulheres trans. Não há uma maior frequência de câncer de mama, apenas uma tendência ao aparecimento mais precoce em quem já teria a doença.

Outro ponto importante é em relação à Ciproterona, utilizada para feminilização em muitos casos. Esse hormônio, em altas doses, tem associação com meningeoma - um tumor benigno das meninges.

A escolha da terapia afirmativa de gênero é individual e leva todos esses fatores em consideração. Procure um endocrinologista para um acompanhamento adequado e maiores orientações.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 246 perguntas sobre Ovestrion
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.