Olá, argentum nitricum 2x ao dia 30ch e Natrum muriaticum, 1x a noite 30ch --- piorou meu quadro e m

1 respostas
Olá, argentum nitricum 2x ao dia 30ch e Natrum muriaticum, 1x a noite 30ch --- piorou meu quadro e meu corpo reagiu fortemente aos sintomas de ansiedade.
Médico pediu pra suspender por 7 dias e observar (no 8° dia ainda sinto meu corpo como se fosse acontecer algo,nos primeiros 5/6 dias foram horríveis)
Não sei se volto a tomar, mais gostaria de uma explicação do porque isso acontece, pois não tive retorno dele até agora.
Dr. Heitor Oliveira
Homeopata, Pediatra, Médico de família
Piracicaba
Esta é uma dúvida muito importante sobre a farmacodinâmica homeopática. O que você experimentou tem nome na nossa área: chamamos de Exoneração ou, mais comumente, Agravação Homeopática.

Como médico com 38 anos de experiência nessa área, posso lhe explicar que isso acontece por um princípio fundamental da homeopatia: o medicamento é escolhido pela "Lei dos Semelhantes". Ou seja, as substâncias que você tomou (como o Argentum nitricum, muito usado para ansiedade e antecipação) têm a capacidade de provocar, em uma pessoa saudável, sintomas muito parecidos com os que você já sente.

Quando o medicamento é muito preciso (o chamado "simillimum"), ele pode causar um estímulo inicial forte no seu organismo. É como se o remédio desse um "choque de realidade" no seu sistema vital, e o corpo reage intensamente para tentar retomar o equilíbrio. Essa piora inicial, embora muito desconfortável, geralmente é interpretada pelo médico homeopata como um sinal de que o medicamento tocou no ponto certo do seu desequilíbrio, mas talvez a potência (o 30CH) ou a frequência das doses tenha sido alta demais para a sensibilidade do seu organismo naquele momento.

A suspensão por 7 dias é a conduta padrão e correta. Esse período serve para que o "excesso" de estímulo saia do sistema e o corpo comece a responder por conta própria. O fato de você ainda sentir esse receio no 8º dia mostra que sua energia vital ainda está processando a informação do medicamento. O retorno ao tratamento deve ser feito apenas sob orientação direta do seu médico, que poderá ajustar a potência para algo mais suave ou espaçar mais as doses para que o tratamento seja curativo sem ser tão turbulento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3063 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.