Olá boa noite, me chamo Wellington, sou professor em uma escola para o ensino médio e fundamental, t

26 respostas
Olá boa noite, me chamo Wellington, sou professor em uma escola para o ensino médio e fundamental, tenho muito cuidado em explicar o conteúdo, pois me da um braço, tenho muitas ideias e informações que gostaria de passar, me preparo pra a aula mas na hora não consigo falar, não lembro de nada.
Olá! Provavelmente seu problema pode está relacionado com ansiedade e também falta de treino em comunicação. O branco, costuma estar associado a situações de ansiedade ou estresse agudo. “A pessoa fica tão ansiosa, precisa lembrar de algo e não lembra por nada. São quadros leves, que têm relação com aquela situação. Caso seja algo que atrapalhe muito sua vida, sugiro que busque ajuda psicológica para aprender controlar a ansiedade, ter autoconhecimento. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150

Bom dia, Wellington.
Existem algumas possibilidades que podem ocasionar isso. Para te dar alguns exemplos: estresse, inseguranças, inibição, entre tantos outros. Precisaria fazer uma avaliação para conhecer melhor sobre você. Recomendo psicoterapia e me coloco à disposição para qualquer dúvida. Grande abraço
Wellington, seria interessante investigar se o que te faz ter esse branco é ansiedade, estresse ou outras questões cognitivas que podem se manifestar dessa forma e se existe algum déficit nas tuas habilidades sociais. O que pode te ajudar a pensar é se em outras situações sociais o mesmo acontece, como ter receio de conversar com pessoas, ter a sensação de que não está sendo compreendido (e, por isso, evita falar muito), sentir que não existe nada de relevante para falar, receio de ser rejeitado... Essas coisas podem te dar pistas, mas talvez seja difícil de conseguir se livrar disso sozinho. A psicoterapia poderia te ajudar bastante a melhorar a qualidade de vida, porque um psicólogo qualificado conseguiria te direcionar para estas reflexões e, se for o caso, realizar um treinamento de habilidades sociais. Cursos de oratória também podem auxiliar a construir confiança para falar em público, caso a questão seja muito específica para isso.
Oi Wellington, Bom dia! Precisa investigar o que está ocorrendo. Pode ser estresse, timidez ou questões cognitivas. Uma avaliação psicológica precisa ser feito. As vezes precisa fazer treinamento em apresentações ou seja oratória. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal. Procure ajuda.
Olá Wellington. Seria importante entender se essa questão de 'não lembrar de nada" já acontecia anteriormente, por exemplo: apresentação de um trabalho na faculdade, ou na apresentação da sua monografia, ou se de fato começou agora. E se começou agora, se passou por alguma situação na sua vida que tenha desencadeado esse sintoma. Assim o mais importante é ter um espaço para trabalhar esses sentimentos e pensamentos que estão atrapalhando sua vida profissional. Espero ter ajudado. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá Wellinton! Esse é um sintoma de ansiedade. A ansiedade provoca sintomas em níveis cognitivos, afetivos, fisiológicos e comportamentais. Vou citar alguns desses sintomas em cada uma dessas áreas.
Cognitivos:
Medo de perder o controle, de ser incapaz de enfrentar;
Medo de ferimento físico ou morte;
Medo de ficar louco;
Medo da avaliação negativa pelos outros;
Percepções de irrealidade ou afastamento;
Concentração deficiente, confusão, distração;
Estreitamento da atenção, hipervigilância para ameaça;
Memória deficiente;
Dificuldade de raciocínio, perda de objetividade Comportamentais:
Evitação de sinais ou situações de ameaça;
fuga; reasseguramento;
Inquietação, agitação, movimentos rítmicos;
Hiperventilação;
Congelamento, imobilidade;
Dificuldade para falar
Afetivos:
Nervosismo, tensão, excitação; inquietação, impaciencia.
Fisiológicos: palpitações, falta de ar, respiração rápida, dor ou pressão no peito, sensação de sufocação, tontura, sensação de cabeça vazia, sudorese, ondas de calor, náusea, dor no estômago, tremores, agitação, tensão muscular, boca seca, dentre outros.
Para tratar esse problema, é adequado que você busque um psicólogo de preferência que trabalhe com a abordagem Cognitiva Comportamental.

Wellinton, penso no desconforto e na frustração que você pode sentir diante de cada episódio relatado. Que bom você ter partilhado porque os colegas responderam de forma bem assertiva o que pode estar acontecendo com você e de fato, seus sintomas podem estar associados à ansiedade, estresse... Lembrando, Welliton, que há vários "tipos" de ansiedade e que ansiedade e medo/preocupação andam de mãos dadas. Veja se você tem algum medo ou sente desconforto em alguns desses casos: desconforto ao se expressar, medo da exposição, medo do julgamento das pessoas, receio de falhar diante da sua própria expectativa...Pense um pouquinho sobre isso. De qualquer forma, você não precisa passar por isso sozinho. Há uma gama de profissionais de podem te ajudar. O primeiro passo será conduzir uma boa avaliação sobre o que está acontecendo com você e traçar estratégias para enfrentar esse desafio. Fique bem!
Wellington, meu amigo!
É importante a constatação da sua capacidade de memorização. A partir daí, uma vez constatada a sua normalidade, que obviamente é o que acontece, resta a aceitação de que se trata de uma causa psicológica, a qual pode ser identificada em sessões psicoterapeuticas. Uma vez identificada as causas, seu problema estará praticamente resolvido.
Sendo assim, recomendo para você, algumas sessões de psicoterapia.
Coloco-me à disposição!
Um abraço!
Olá! Busque por um Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Rapidamente resolverá essa questão.
Enquanto psicologa analista do comportamento sugiro que você faça psicoterapia para ampliar seu autoconhecimento e potencializar sua autotransformação visando melhorar sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Olá, será que você quando vai dar aula fica ansioso? A ansiedade pode fazer com que vc tenha os brancos. Você estuda pra aula e tem medo de ter o branco, dai a ansiedade vai aumentando e dai vc tem o branco. A ansiedade é medo. O medo é originario de uma parte do cerebro chamada amigdala cerebral. Quando sentimos ansiedade nosso corpo entra no esquema de luta e fuga; hormonios como adrenalina sao lançados, nosso coração bate mais forte, o sangue vai pras extremidades; ao mesmo tempo a parte do nosso cérebro que pensa é "desligada", pois é necessario lutar ou correr e nao há tempo para pensar. Essa experiencia vai sendo repetida e vc passa a ter medo de ter o branco, que gera mais ansiedade em um ciclo vicioso. Ao mesmo temp o você se cobra muito e isso aumenta a tensão. Existem algumas técnicas que podem te ajudar. Entender qual o gatilho, focar no externo, usar pistas para se recordar. etc. Se nao for ansiedade talvez seja interessante fazer uma avaliação neuropsicologica para observar como sua memória esta funcionando e que tipo de estrategia te ajude melhor (repetiçao, uso de pistas), enfim, estou a disposiçao para eventuais duvidas. abraço.
É possível que você tenha uma ansiedade em ter um bom desempenho e isso interfira no seu rendimento, é preciso maneirar, boa sorte.
Olá! Entendo o que está passando. Provavelmente isso ocorre por um fator estressante ou ansioso que você compreenda ou que está em seu subconsciente. Existem maneiras para você driblar essas questões de insegurança e exercitar sua memória. Tente fazer um dia anterior uma lista simples com o nome de cada tema que se tratado em aula naquele dia. Por exemplo 1 - Organismos Vivos 2- Células Unicelulares; assim por diante. Esse exercício irá facilitar sua memória e sua autoconfiança. Caso nao funcionar, existem outras tecnicas que ajudarao. Qualquer coisa estou por aqui!
Oi Wellington, boa tarde.
Isso pode estar acontecendo por várias razões, por exemplo: você pode estar sentindo o ambiente da aula e os alunos como hostil/is ou não receptivo/s, você pode ser uma pessoa insegura e essa insegurança está deslocada para o seu posicionamento enquanto profissional, etc.
Independentemente da causa eu sugiro que procures uma solução, pois está trazendo prejuízos no seu trabalho e neste sentido lhe indico que inicies psicoterapia.
Caso deseje, fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 200
Olá, Wellington, tudo bem?

Sinto muito por tudo isso que passa. Compreendo as dificuldades pelas quais você passa, quando não consegue passar em sala de aula aquilo que preparou.
É muito provável que esse bloqueio, no momento, ocorra devido a alguma insegurança, que pode causar ansiedade nessa situação.
É importante que esses bloqueios, medos e ansiedades sejam trabalhados em psicoterapias. Esse processo favorecerá seu autoconhecimento, a compreensão de suas emoções, e também, de onde surgiram esses bloqueios.
Um profissional da psicologia poderá te ajudar com essa dificuldade. Desejo que tudo fique bem.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
Olá. o ideal seria procura um psicólogo e fazer uma avaliação detalhada sobre sua queixa, geralmente este tipo de sintomas pode esta relacionado a ansiedade ou insegurança, busque ajuda, se cuida!
Olá Wellington! Provavelmente esta situação está trazendo bastante estresse para você. Os motivos de você não lembrar do que quer falar podem estar relacionados a ansiedade, insegurança, timidez, estresse, entre outros. Também é preciso saber se você já apresentou esta dificuldade antes, como por exemplo, na apresentação de trabalhos quando era estudante. Será que você tem dificuldade de falar em público? Somente uma avaliação feita por um profissional poderá indicar as possíveis causas desta dificuldade. A psicoterapia pode ser um bom caminho para o seu desenvolvimento pessoal. Aulas de oratória e teatro também podem ajudar. Também sugiro que você modifique as estratégias quanto a preparação das suas aulas, pois é possível que as estratégias que tem utilizado não estejam te auxiliando a superar essa dificuldade. Tente, por exemplo, criar um roteiro para as aulas, de forma que você possa ter acesso fácil a conceitos chaves do conteúdo apresentado, assim pode diminuir os "brancos" enquanto apresenta o conteúdo. Enfim, esta dificuldade pode ser superada. Um bom profissional pode te ajudar. Um abraço!
Olá, seria interessante você se interrogar os motivos que te fazem não conseguir avançar. Seria interessante você pensar em tudo que circunda esse comportamento. Seria ansiedade, problemas de falar em público? Em um processo psicanalítico você poderia descobrir mais, pois descobre o que não está consciente. Fico à disposição!
Olá, Wellington. Penso que é importante observar se isso que descreve se corcunscreve ao ambiente profissional ou se em alguma medida se estende a outras situações. Por exemplo, como se sente quando expõe sua opinião, você se preocupa demasiadamente sobre o que os outros podem pensar de você? Do ponto de vista da psicanálise, tendemos a repetir o que não conseguimos elaborar ao longo da vida. Um processo terapêutico com certeza vai te auxiliar a lidar de modo mais leve com as pressões do dia a dia.
olá Wellington, seus sintomas parecem dizer que está com ansiedade muito alta. Porpem mais importante que saber isso é aprender a lidar com essa ansiedade e controlar ela, algo que você consegue cm ajuda de um profissional. Recomendo buscar ajuda para que entenda o que está causando isso e como aprender a mudar essa situação. Estou a disposição caso queira conversar.
Bom dia Wellington, como está?
Talvez seria interessante buscar uma ajuda, mesmo que uma ajuda rápida, para poder falar sobre algumas coisas aí, como é dar aulas para o ensino fundamental e médio, como tem sido a experiência, como tem sido lidar com o conteúdo, que às vezes pode ser demais, como tem sido transmitir esse conteúdo e como você percebe os alunos recebendo esse conteúdo.
Além disso falar sobre o que você pensa ser professor, como se sente e como tem lidado com isso em sua vida.
Às vezes algumas dessas questões, entre outras que podem aparecer, incomodam, angustiam e geram até mesmos lapsos e esquecimentos, o conhecimento você possui, mas esses "brancos" podem acontecer em alguns momentos mesmo assim.
Espero ter ajudado em algo, até mais, abraço.
Olá professor Wellington, seira interessante realizar anotações, utilizar slides, do que gostaria de falar durante suas aulas e consultar elas quando perceber que esta com dificuldades/esquecimento das informações que tem interesse em repassar.
Olá, Wellington! Pelo seu relato do esquecimento do conteúdo a ser ministrado, sendo que você o domina, se prepara para as aulas, é provável que esteja relacionado a ansiedade. Acredito que uma Psicoterapia possa ajudá-lo a tratar esse ponto.
Olá Wellington. Recomendo que procure um psicologo para ser acompanahdo, sessões de psicoterapia podem lhe ajudar.
Uma hipotese do que possa esta passando seria quadro de ansiedade. A ansiedade também é um estado psíquico que a mente cria para dar sinais de alerta em nosso inconsciente.A ansiedade é um estado que causa inquietação e incômodo, afetando o pensamento e as emoções com temores, incertezas e inseguranças. A ansiedade pode ocasionar alguns sintomas físicos, cognitivos e psicológicos.
Taquicardia;
Sudorese;
Problemas gástricos;
Dificuldade respiratória;
Tremores nas mãos;
Boca seca e outros.
Sintomas psicológicos
Estado de nervosismo;
Temores difusos;
Insegurança;
Medo de ameaças ou paranoia.
Sintomas cognitivos
Ideias e pensamentos preocupantes e/ou obsessivos;
Dificuldade de concentração;
Dúvidas em excesso;
Pensamentos radicais.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 130
Olá Wellington, penso que pode ter questões emocionais que você precisa trabalhar e minha orientação é iniciar processo de terapia. Abraço.
Olá, Wellington. Como psicanalista, posso sugerir que essa dificuldade em se expressar pode estar relacionada a questões emocionais não resolvidas. A ansiedade e o estresse podem afetar a capacidade de concentração e de memória, o que pode explicar os brancos que você está experimentando durante as aulas.

Também é possível que haja uma pressão interna muito grande para que você apresente um desempenho perfeito em suas aulas, o que pode gerar uma grande expectativa e ansiedade. Esse tipo de pressão pode ser desencadeado por diferentes fatores, como a necessidade de aprovação dos alunos ou a autoexigência.

A psicanálise pode ajudá-lo a explorar essas questões emocionais mais profundas e a identificar possíveis causas que estejam contribuindo para sua dificuldade em se expressar durante as aulas.
Recomendo que você considere buscar a ajuda de um profissional da psicologia e psicanálise para ajudá-lo a explorar essas questões em profundidade e encontrar maneiras eficazes de lidar com sua dificuldade em se expressar durante as aulas.