Olá, boa tarde! Então, eu comecei a tomar pregabalina e lamotrigina e acabei consumindo alcool ontem
Olá, boa tarde! Então, eu comecei a tomar pregabalina e lamotrigina e acabei consumindo alcool ontem e comecei a sentir uma falta de ar muito intensa e palpitação. Quando fui no hospital a médica de lá disse que era "só" ansiedade e que esse remédios não tem interação com alcool. Isso é verdade? Fiquei com muito medo de ter uma parada respiratória e essa mesma medica me passou alprazolamd pra tomar e "acalmar" mesmo eu tendo falado que tinha ingerido bebida alcoolica.
3 respostas
O álcool interage tanto com a pregabalina quanto com a lamotrigina. Isto não exclui que seus sintomas tenham sido por ansiedade, logicamente. Apesar de a interação do alprazolam com o álcool raramente trazer riscos de vida, normalmente é contraindicada, pelo pequeno risco de vida e os grandes riscos de dificuldades de equilíbrio, diminuição dos reflexos, riscos de quedas e prejuízos da memória. O uso de benzodiazepínicos com bebida alcoólica são os componentes principais do "boa noite Cinderela", justamente porque levam a sedação e, eventualmente, a posterior esquecimento. Se ainda estava sob efeito do álcool, deveria ter ficado sob observação. E não beba enquanto está se tratando.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Pregabalina pode potencializar os efeitos do álcool no sistema nervoso central, como sedação, tontura e sensação de falta de ar subjetiva. Lamotrigina, por sua vez, não costuma ter interação relevante com álcool, mas a combinação ainda pode aumentar mal-estar. Palpitação e sensação intensa de falta de ar após ingestão de álcool podem ocorrer por ansiedade, especialmente se houve preocupação com possível interação medicamentosa. Isso não significa, necessariamente, risco real de parada respiratória — que é incomum nessas doses em pessoas saudáveis. No entanto, associar álcool a medicamentos que atuam no sistema nervoso não é recomendado. Também é importante cautela ao usar alprazolam após ingestão alcoólica, pois ambos são depressores do sistema nervoso central. O ideal é evitar álcool durante o tratamento e discutir o ocorrido com seu médico assistente para orientação individualizada.
Preciso ser direta com você: o que a médica disse não está correto — ou pelo menos está incompleto. Pregabalina e álcool têm interação real e importante. Ambos são depressores do sistema nervoso central, e quando combinados potencializam mutuamente seus efeitos: sedação aumentada, depressão respiratória, tonturas intensas, palpitações e exatamente o que você sentiu — falta de ar intensa. Isso não é "só ansiedade". A lamotrigina em si tem interação menos intensa com álcool, mas o conjunto dos três (pregabalina + lamotrigina + álcool) cria um cenário de depressão do SNC que pode ser clinicamente significativo — e que explica totalmente a reação que você teve. O que fazer: evitar álcool enquanto estiver em uso de pregabalina. Isso não é preferência médica — é segurança. A bula da pregabalina contraindica o uso concomitante com álcool justamente por esse motivo. Se você tiver episódios assim novamente, não ignore. E converse com o médico que te prescreveu os medicamentos — não com um médico de pronto-socorro que não conhece seu histórico. (Resposta informativa — não substitui consulta médica.)
Perguntas semelhantes
- Se a pessoa parar de tomar clonazepan de uma vez,isso pode ocasionar em perda de peso?
Meu filho é esquizofrênico, ele tem 15 anos. E ele faz os seguintes uso de medicamentos: 1 cp de hal
A Mirtazapina precisa ser administrada toda noite, só quando houver insônia ou depende do quadro do
Estou tomando sertralina a 22 dias por conta da ansiedade e síndrome do pânico, porém nessa última
Bom dia. Pode se receber diagnóstico de depressão maior e após a menopausa de depressão persistente
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

