Olá, boa tarde eu estou tomando Doxiciclina e ele está me dando muito sono, isso é normal?

Olá, boa tarde eu estou tomando Doxiciclina e ele está me dando muito sono, isso é normal?

3 respostas


Como todo medicamento a doxiciclina é um medicamento que deve ser usado somente com indicação e acompanhamento médico. Existe uma gama de efeitos colaterais que podem aparecer com o uso de mediações, porem o sono / sonolência não é sintoma e efeito colateral comum/frequente dessa medicação. Se os sintomas persistirem procurar seu médico assistente.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá, espero que esteja tudo bem por aí. A Doxiciclina não costuma causar sonolência como efeito comum, mas algumas pessoas podem sentir cansaço ou mal-estar durante o uso. Se o sono estiver intenso ou atrapalhando suas atividades, vale conversar com o médico para avaliar se é seguro continuar ou se há outra causa para esse sintoma. Se necessário, estou com agenda aberta para teleconsulta aqui na plataforma para melhor cuidar do seu caso. Atenciosamente.

Dr. Guilherme Condé

Dr. Guilherme Condé

Médico clínico geral

Jundiaí

Agendar consulta

Sonolência não é um dos efeitos colaterais mais comuns da doxiciclina, mas algumas pessoas podem sim relatar sensação de cansaço, moleza ou sono durante o uso. Isso pode acontecer por sensibilidade individual, pela própria infecção que está sendo tratada ou até por alterações gastrointestinais e mal-estar associados ao medicamento. Além disso, quando a doxiciclina causa náusea, desconforto gástrico, redução do apetite ou piora do sono, a pessoa pode acabar se sentindo mais cansada ao longo do dia. Também é importante avaliar se você está usando outros medicamentos junto, porque associações podem aumentar sensação de fadiga ou sonolência. Por outro lado, se o sono estiver muito intenso, vier acompanhado de tontura importante, falta de ar, reação alérgica, confusão mental ou fraqueza excessiva, o ideal é procurar avaliação médica para descartar outras causas ou reação adversa mais significativa. Clínico Geral, Doxiciclina, Sonolência, Cansaço, Antibiótico, Efeitos colaterais, Moleza, Reação medicamentosa, Saúde metabólica, Segurança medicamentosa, Resistência à insulina, Tirzepatida

Dr. Pablo Leal

Dr. Pablo Leal

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.