Olá, boa tarde. Eu tenho 22 anos e possuo um nódulo na parótida de 1,7cm x 1,1cm com densidade de pa

2 respostas
Olá, boa tarde. Eu tenho 22 anos e possuo um nódulo na parótida de 1,7cm x 1,1cm com densidade de partes moles, formato ovalar e contornos regulares. Na tomografia diz não haver linfoadenomegalias e ambas as parótidas estão com tamanho normal e habitual. O nódulo é móvel e tem diminuído de tamanho aos poucos. Não possuo nenhum sintoma. Seria necessário fazer uma biópsia ou eu posso apenar observar se irá sumir?
Dra. Andressa Teruya Ramos
Cirurgião de cabeça e pescoço
São Paulo
Nódulos parotídeos em sua maioria são benignos porém recomenda-se a ressecção do mesmo a fim de evitar possíveis danos relacionados ao crescimento, principalmente em paciente jovens como você que possuem muitos anos de vida pela frente. Mesmo que o nódulo cresça devagar, dentro de 10-15 anos, ele poderá ficar grande, deixando a cirurgia mais difícil de ser realizada. Em alguns casos raros a lesão benigna pode se tornar maligna e trazer prejuízos ao paciente.
Não é obrigatório realizar a biópsia mas seria importante caso você não queira operar nesse momento, assim ficaria mais tranquilo programar a cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Juliana Maria Anton
Cirurgião de cabeça e pescoço
São Paulo
Nódulos na parótida têm grande possibilidade de serem benignos, mas é importante que se faça uma punção guiada por ultrassom para determinar que tipo de célula está crescendo ali. O tumor mais frequente é o adenoma pleomorfo e a natureza dele é crescer (devagar, mas sempre cresce) e necessita operar, também pela possibilidade de malignizar. Se for um outro, o tal de tumor de Whartin, o comportamento dele é diferente e as vezes não precisa operar. Mas investigue! Nao deixe sua saúde em segundo plano para não se arrepender depois! Quanto mais rápido o diagnostico e o tratamento, melhores são as chances e menores são as complicações!
Abraços

Especialistas

Roberto Rego M de Araujo Lima

Roberto Rego M de Araujo Lima

Cirurgião de cabeça e pescoço

Rio de Janeiro

Ana Beatriz Ribeiro Fonseca

Ana Beatriz Ribeiro Fonseca

Cirurgião de cabeça e pescoço

Campo Grande

Roberto Esmeraldo

Roberto Esmeraldo

Cirurgião de cabeça e pescoço

Fortaleza

André Forster

André Forster

Cirurgião de cabeça e pescoço

Brasília

Luciano Luz

Luciano Luz

Cirurgião de cabeça e pescoço

Picos

Fernando Bitencourt

Fernando Bitencourt

Cirurgião de cabeça e pescoço

Bento Gonçalves

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Nódulo na parótida
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.