Olá bom dia, comecei a tomar escitalopram 10 mg a cerca de um mês e meio e gostaria de saber se cort

Olá bom dia, comecei a tomar escitalopram 10 mg a cerca de um mês e meio e gostaria de saber se corta o efeito do anticoncepcional (gynera). Obrigada

3 respostas


Escitalopram não tem interação medicamentosa com anticoncepcionais. Não corta efeito.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Bom dia, não corta o efeito não, desde que o anticoncepcional seja tomado de forma adequada. Espero ter ajudado.


Bom dia. Não, o escitalopram não corta o efeito do anticoncepcional Gynera. O escitalopram (um ISRS usado para ansiedade, depressão, sofrimento relacionado à saúde mental, burnout e insônia) não interfere na eficácia hormonal do anticoncepcional combinado, como o Gynera. Ou seja, ele não reduz o efeito contraceptivo. O que pode acontecer na prática: O anticoncepcional continua funcionando normalmente O escitalopram não altera diretamente estrogênio ou progesterona Não há interação relevante que leve à falha contraceptiva Atenção apenas a situações indiretas: vômitos ou diarreia intensa podem atrapalhar a absorção do anticoncepcional uso de outros medicamentos específicos (como alguns anticonvulsivantes ou antibióticos raros) podem interferir, mas não é o caso do escitalopram Durante o tratamento, algumas pessoas também relatam mudanças de humor, libido ou retenção de líquido, mas isso não tem relação com perda de eficácia contraceptiva. Em resumo: Pode usar escitalopram e Gynera juntos sem perder o efeito do anticoncepcional.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.